Sua região é

 

Encontre tudo o que você precisa para sua casa no hagah. Decoração, arquitetura, jardinagem, construção, segurança, móveis e muito mais em Porto Alegre e no RS.

 

Notícias

Casa e Jardim

Saiba quais são os prós e contras dos climatizadores de ambientes

Modelo com ionizador promete deixar o ar mais puro para respirar

Se você está procurando alternativas para refrigerar a casa ou escritório, já fique sabendo que nenhum aparelho ultrapassa a potência de um ar-condicionado tradicional (seja ele split ou janela). Os climatizadores de ambiente servem para refrescar a sala, diminuindo de dois a cinco graus a temperatura do local. Já os aparelhos condicionadores de ar gelam o espaço, podendo atingir temperaturas bem mais baixas. Uma das principais funcionalidades dos climatizadores é umidificar o ar, refrescando-o um pouco mais que um ventilador. Há um compartimento onde se coloca água gelada e gelo.

Leia também:
>> Conheça os segredos da climatização

Climatizador e Saúde
O climatizador de ambientes é uma alternativa para quem tem problemas respiratórios e quer fugir do calor. "O ar-condicionado tira a umidade do ar, tornando-o mais seco, o que pode irritar as vias respiratórias", explica o doutor Adalberto Sperb Rubin, diretor de divulgação e defesa profissional da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

Para que o eletrodoméstico filtre o ar, é necessário que ele tenha a função de ionizador. “O ar passa por um filtro que libera íons, deixando o ar cerca de 30% mais puro”, explica Rafael Naso, vendedor da Colombo Premium do Praia de Belas. Entretanto, Dr. Rubin afirma não existir uma diretriz nacional ou internacional que comprove que os ionizadores realmente deixam o ar mais puro. “Teoricamente, ajudaria a filtrar do ar o pólen, ácaros e fungos, pelo menos é o que diz no manual. Mas nada disso foi comprovado ainda”, complementa.

Onde comprar: Colombo Premium Praia de Belas

Entre os principais agravantes de quem sofre com rinite alérgica, estão os ácaros encontrados na poeira. “Os ácaros adoram ambientes úmidos. Eles só multiplicam-se quando a umidade no ar está acima de 50%”, afirma a Dra. Mara Rubia André Alves de Lima, peneumologista e professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Esse fato contrapõe-se à proposta dos climatizadores que apresentam ao mesmo tempo função umidificadora e ionizadora do ar.

Na prática, o resultado pode ser diferente. A designer gráfica Patrícia Mallmann sofria de dores de cabeça sempre que ligava o ar-condicionado. Resolveu comprar um climatizador de ambientes para conseguir dormir durante as noites quentes da Capital. Deu certo. “Eu sinto que respiro melhor com ele e não acordo atacada da rinite”, conta Patrícia. Para ela, o aparelho é melhor pois fornece uma brisa agradável, diferente do ventilador que joga um vento quente.

Perfil do comprador
No inverno, as lareiras ecológicas fizeram sucesso principalmente por serem portáteis. Neste verão, a portabilidade também é uma das principais razões de quem opta pelo climatizador de ambientes. Segundo o vendedor Rafael Naso, da Colombo Premium Praia de Belas, quem compra este tipo de eletrodoméstico quer levá-lo temporariamente para praia, usá-lo para refrescar o apartamento alugado onde não é permitida a instalação de um ar-condicionado ou para quem tem um pequeno comércio.

Potência
O vendedor Marcos Vinícius Cristofari Kupka, da Magazine Luiza Barra ShoppingSul conta que o aparelho vende tão bem quanto ar-condicionado split ou janela, assim como ventiladores. Porém, quem pensa em comprá-lo para substituir o ar condicionado, desista. Marcos e Rafael concordam: "É um ventilador melhorado", o frescor vai de 5 a 7% comparado à potência de um ar-condicionado. "Quebra de 2 a 3 graus no máximo. Com um bom desempenho, de 4 a 5 (graus), mas não passa disso!", enfatiza Rafael.

Onde comprar: Magazine Luiza Barra ShoppingSul

Preço e Energia Elétrica
Os climatizadores de ambiente, em geral, são mais baratos que o ar-condicionado. Os aparelhos com ciclo reverso também têm a função aquecer, podendo ser utilizados durante o ano inteiro. O climatizador gasta bem menos energia elétrica que um ar-condicionado. "O mesmo que uma lâmpada de 100w", afirma Rafael.

Umidificador
Todos os climatizadores portáteis são também umidificadores. Há um compartimento onde deve ser colocada água gelada e gelo. "Quanto mais gelada a água que é colocada no compartimento, mais fresco o ambiente vai ficar", explica Marcos. Nos dias de temperaturas elevadas, a água do recipiente esquenta. "Daí, deve tirar a água quente e colocar a gelada novamente, senão o aparelho não refresca. Tem que estar toda hora colocando gelo”, conclui.

Dicas de compra
- Verificar o tempo do timer (dispositivo que desliga sozinho o aparelho), o ideal é que tenha de 8 a 12 horas para uma noite agradável de sono;
- O tamanho do compartimento para se colocar água está ligado ao funcionamento do timer. Normalmente, o espaço de 6 a 7 litros dura de 8h a 9h. Mas o aparelho não desliga sozinho, caso a água acabe. Por isso, é muito importante respeitar as instruções de uso para a durabilidade do eletrodoméstico;
- O nível de ruído também varia de uma marca para outra e deve estar descrito nas informações técnicas. Até 60 dB é tolerável para o sono tranquilo;
- Não espere que o climatizador gele o ambiente como um ar condicionado;
- O tamanho do ambiente a ser refrescado deve ser de no máximo 30m quadrados;

Dicas de Uso
- Controle sempre o recipiente de água, ele não pode estar ligado na função "umidificador" se o compartimento para água estiver vazio;
- Deixe a parte de trás do eletrodoméstico ao menos 15cm distante da parede para facilitar a circulação do ar e a eficiência do produto;
- Limpe o filtro quinzenalmente ou mensalmente, conforme a frequência de uso. Se for utilizado no inverno como aquecedor, deve ser limpo semanalmente, pois os fungos e bactérias reproduzem-se mais facilmente.

Veja onde encontrar:
» Climatização em Porto Alegre
» Lojas de Eletrodomésticos em Porto Alegre
» Assistência técnica de ar-condicionado em Porto Alegre

HAGAH RS

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS