Sua região é

 

Confira as melhores dicas para o seu casamento, vestidos, decoração e concorra a promoções aqui no Guia de Casamento do hagah.

 

Notícias

Casamentos

Arte com flores: conheça um pouco do trabalho dos floristas

Saiba quem é o profissional que faz os lindos arranjos florais dos eventos

Compartilhar

A decoração do casamento é composta por diversos elementos, da iluminação aos móveis, das cortinas e malhas às flores. Cada detalhe é importante na hora de idealizar o conceito da festa e da cerimônia. Mas quando se fala em flores, o que muita gente não sabe, é que existe um especialista apto a montar todos os arranjos do seu evento em sintonia com os demais recursos da decoração e esse profissional se chama florista.

>>> O significado das flores

O florista é responsável por toda a ambientação das plantas no local da recepção e na própria igreja. Os arranjos de flores, um dos elementos mais utilizados em casamentos, precisam estar bem inseridos em todo o contexto da decoração, para que nada fique destoante. Segundo a florista do Atelier das Flores Angélica Martins, as flores precisam complementar o ambiente já idealizado pelo decorador. “Geralmente, é o organizador do casamento que contrata os serviços do florista, para que ele, através dos arranjos de flores, ajude a formar a identidade do evento”, afirmou Angélica.

Decoração floral Atelier das Flores
                             
Decoração floral Atelier das Flores

Decoração floral Atelier das Flores

Além das flores, os profissionais exploram bastante as fitas, velas, pedras, água, recipientes de vidro, de ferro martelado, castiçais de prata, peças de bronze, de madeira e, até mesmo, material de demolição na hora de compor os enfeites. A utilização de outros elementos serve como uma estratégia para economizar nos arranjos, é o que diz a engenheira agrônoma e florista Sandra Amaro Fonseca, da VieDecor. “Velas no meio dos arranjos também são um charme e é uma alternativa mais em conta, porque, ao diminuir a quantidade de flores, consequentemente, diminui o preço. Também é muito importante aproveitar a beleza das bases como vasos, cestas e candelabros”, acrescentou Sandra.

Etiquetas das roupas

A forma como a flor é cultivada influencia diretamente na qualidade da planta. A cor mais viva, a resistência e durabilidade, o tamanho do botão e o comprimento do caule, por exemplo, são fatores que podem alterar dependendo da forma como a planta é produzida. Esses detalhes, que aos olhos leigos parecem não fazer diferença, são essenciais para o trabalho do florista, que precisa contar com o máximo de qualidade da sua matéria prima. No Atelier das Flores Angélica Martins, as mudas são compradas em leilão e, conforme a proprietária, apresentam uma qualidade bastante superior. “A plantação feita em estufa, com todo aquele cuidado especial resulta em flores com um botão maior, um caule mais resistente. Tudo por causa do cultivo”.

>>> Floriculturas em Porto Alegre

Para usar o ano todo

Algumas espécies podem ser usadas em qualquer época do ano. É o caso das rosas, lisianthus, lírios, alstroemérias, boca de leão, gipsofila (conhecida como mosquitinho), helicônias, gérberas, orquídeas, folhas verdes nobres como ruscus e flores tropicais.

Flores para o ano inteiro

Flores para o ano inteiro

>Flores para o ano inteiro

Angélica defende que não se produzam flores que estão fora época. Ela ressalta que cada flor tem a sua limitação e que a beleza dela está na sua forma típica e natural. Mas nada disso você precisa saber de cor, porque os floristas ajudam o cliente na hora da escolha das espécies, das cores e etc. O Atelier das Flores oferece também consultoria de buquê, no momento em que a noiva estiver realizando a última prova do vestido. “A noiva fica mais segura da sua escolha quando existe a possibilidade de “provar o buquê também”, ressaltou Angélica.

Cores e estações

Para uma decoração de inverno, é indicado trabalhar com uma paleta de cores quentes, porque causa uma sensação de bem estar, materiais mais pesados, vidros coloridos com velas. A tulipa é uma boa alternativa para a estação. No verão a utilização de cores claras, vidros ou recipientes transparentes, com muita água favorecem a decoração. As hortências dão um ar mais sofisticado, além de serem lindas. Para a primavera a dica são os arranjos em tons pastel e as flores pequenas bem coloridas. As folhas secas, cascas de árvore e os tons terrosos são próprios para o outono, que acaba pedindo uma decoração um pouco mais rústica.

Curso para quem quer ser florista

A VieDecor oferece cursos para quem quer se especializar nesse segmento. Sandra afirma que uma série de profissionais aprendem as técnicas por conta própria ou quando já estão inseridos no mercado de trabalho e por isso sentiu necessidade de oferecer o curso. O objetivo é ajudar os futuros floristas na identificação de plantas, estudo da sazonalidade, durabilidade das plantas, conhecimento de diferentes tipos de verdes e suas origens, estudo de cores, significado de cores, de flores e o design floral, que é estudo dos estilos e formatos.

O curso é dividido em duas etapas:

No nível básico a pessoa estará capacitada para pequenos eventos, noções de diferenciação das plantas, cores, escolha de elementos, decoração de ambientes internos como a própria casa. Estará apto para trabalhar no ramo de florista. No nível avançado é adquido um conhecimento maior, para o desenvolvimento de arranjos diferenciados. O aluno aprende coisas mais técnicas como linhas e formatos das flores, distribuição dos arranjos nos espaços, análise do ambiente, identificação do que se quer para cada evento e esta pronto para atender eventos grandes.

HAGAH RS

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS