Sua região é

Notícias

Informática e Tecnologia

Conheça as opções de sistema operacional para celular e escolha o melhor para você

Pesquisas revelam que as plataformas móveis mais utilizadas em 2011 serão Symbian e Android

Compartilhar

Antes de comprar um celular é muito importante que você saiba quais são as opções de plataformas móveis que você pode ter no seu aparelho. O sistema operacional (SO), tanto para celular, quanto para computador, é um programa que tem como função gerenciar os aplicativos, a memória, criar sistema de arquivos, etc. Veja quais são os tipos de sistemas e descubra qual se encaixa melhor com a sua necessidade.

Palm OS

O sistema operacional Palm OS é pioneiro no segmento e traz vantagens e desvantagens por isso. Inicialmente ele era conhecido por suas facilidade no uso e por sua rapidez. Mas depois, com a evolução do mercado, suas versões, sobretudo as anteriores a 5.0, começaram a dificultar a implantação de aplicativos mais complexos. No mercado coorporativo essas desvantagens pesaram muito e por isso o seu sucesso com o público geral nem se compara com o empresarial. Hoje o Palm OS não é mais uma boa opção. Pouquíssimos celulares ainda devem rodar sob o sistema, ainda mais com as gigantes concorrentes que veremos logo mais.

Symbian

O Symbian é o sistema operacional que, mundialmente, predomina entre os celulares Nokia até o momento. Entretanto, pesquisas revelam que essa liderança pode não mais pertencê-lo em 2011. O Symbian é de propriedade da Nokia e teve seu código aberto para que qualquer um pudesse desenvolver suas próprias aplicações. Entre as características vantajosas do sistema estão a sua capacidade de ser multi-tarefa e lidar com aplicações em tempo real, sua grande estabilidade, recurso de proteção de memória, eficiência e a boa integração que ele estabelece entre telefone e computador. Além disso, ele tem um bom desempenho em aparelhos modestos, um nicho que responde pela grande maioria dos aparelhos vendidos.

Windows Mobile

O Windows Mobile, da Microsoft, tem um objetivo claro: transpor todas as características da versão desktop para os celulares. Devido a alguns problemas na versão Windows CE, o SO foi remodelado para ser mais leve e ter suporte a tipos diferentes de hardware. Hoje, na versão 7, o Windows Mobile não pode ser classificado como multi-tarefa, mas ele simula esse recurso alternando uso de soluções de computador com as aplicações em execução. Essa última versão tem um diferencial bem interessante: um recurso que permite que ele se comunique com outros dispositivos da Microsoft, como o Zune e o Xbox 360. Resumidamente, esse sistema é uma versão simplificada do software para desktops, o que, geralmente, facilita muito a vida do usuário, que já tem bem mais familiaridade com a plataforma.

iOS

O iOs é o sistema operacional desenvolvido pela Apple, a partir do Mac OS X. A versão é mais simples, supercustomizada, tem acesso rápido e fácil aos dispositivos e foi popularizada quando equipou o iPhone. Dividido em três domínios: o machine level software - utilizado para atender as necessidades de trabalho de todos os usuários; o system level software - utilizado para atender as funções críticas do sistema; user level software - utlizado para atender as necessidades de um usuário específico. As características multi-tarefa foram adquiridas somente na versão 4, antes a Apple não acreditava ser necessário disponibilizar o recurso. A interface de usuário é o grande motivo pelo qual esse sistema operacional ficou tão conhecido. A interface intuitiva permite que um usuário com poucos conhecimentos faça uso do sistema operacional.

Android

O Android é um sistema operacional que roda sobre o núcleo Linux. Ele foi desenvolvido, no início, pelo Google, que continua responsável pela gerência do produto e engenharia dos processos, e posteriormente pela Open Handset Alliance. O Android suporta uma grande variedade de tecnologias de conectividade , entre elas Bluetooth, EDGE, 3G, e Wi-Fi, o navegador disponível no sistema é baseado no framework de código aberto. A vantagem da plataforma é que ela pode ser adaptada tanto em dispositivos VGA maiores e quanto nos tradicionais de smartphones.


Blackberry OS

O BlackBerry OS é um sistema operacional proprietário móvel, desenvolvido pela Research In Motion (RIM) para sua linha de smartphones BlackBerry. A plataforma é bastante conhecida por oferecer suporte para o e-mail corporativo, por meio de MIDP 1.0 e, mais recentemente, um subconjunto do MIDP 2.0, que permite a ativação sem fio completo e sincronização com Microsoft Exchange, Lotus Domino ou Novell GroupWise e-mail, calendário, tarefas, notas e contatos, quando utilizado em conjunto com o BlackBerry Enterprise Server. O sistema operacional também suporta WAP 1.2.

HAGAH RS
Divulgação  / 

O sistema operacional Android é tem tudo para ser o grande destaque do mercado
Foto:  Divulgação


Comente esta matéria

Empresas Parceiras:

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie

© 2006 - 2010 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS