Sua região é

Notícias

Informática e Tecnologia

Seu PC liga e desliga sozinho? Isso pode ser sujeira

Saiba quais cuidados essenciais quando o assunto é limpeza do computador

Compartilhar

Por hábito, as pessoas tendem a se preocupar com a manutenção do computador apenas quando ele tem algum problema que impede a utilização do equipamento. Mas atenção usuários: a falta de limpeza da máquina e dos periféricos pode prejudicar o funcionamento do PC e pode até mesmo acarretar na perda total das peças.

Segundo a gerente de TI da LM informática, Carla Bonato Marcolin, é importante que os clientes levem o computador de quatro em quatro meses na assistência técnica para fazer a limpeza interna. “Como o pessoal não costuma abrir o gabinete, é muito comum que com o passar do tempo ele acumule poeira no seu interior. Os coolers possuem ventoinhas e a sujeira é ‘sugada’ pela CPU. Isso pode danificar as peças”, afirmou Carla.

É importante destacar que não é aconselhável que o usuário abra a CPU e a limpe por conta própria. A eletricidade estática que o corpo possui pode causar danos nas peças e impedir que elas funcionem corretamente. A manutenção deve ser feita em assistências técnicas para evitar qualquer prejuízo material para você.

>>> Assistência técnica Rede i

A falta de limpeza prejudica o funcionamento do PC?

Sim. A falta de limpeza é bastante prejudicial e pode fazer com que os contatos falhem. Quando o computador começa a desligar sozinho ou quando a CPU liga, mas não aparece nada no monitor ou, ainda, se ele liga, desliga ou reinicia sozinho, o problema pode estar relacionado com a sujeira. De acordo com Carla, o computador tem esse “comportamento” provavelmente porque está em constante processo de superaquecimento. “Ele desliga porque está muito aquecido e seu sistema de refrigeração está paralisado devido ao excesso de poeira. É como se fosse uma medida de segurança para evitar o torrão”, completou.

Cuidados com o gabinete:

A poeira no interior do gabinete pode prejudicar, sobretudo, o sistema de refrigeração do computador. Aquelas pequenas partículas de poeira, aparentemente inofensivas, entram no PC e é possível que elas entortem as ventoinhas que integram os coolers. Se o cooler do processador ou o da placa de vídeo sofrerem alterações e pararem de funcionar, os prejuízos podem ser ainda maiores, porque esses componentes terão de ser completamente substituídos caso superaqueçam. Não é bom trocar apenas seus coolers.

O recomendável é desligar o PC ao fazer a limpeza do ambiente em que ele se encontra, porque, se ele estiver em funcionamento, o sistema de refrigeração vai sugar a poeira. Outra dica é cobrir o computador com um pano ou com uma capa plástica enquanto você limpa a sala do computador. Você pode também tirar o pó, com um pano, da parte externa do equipamento, para evitar que ele puxe a poeira quando estiver ligado.

Se você se derramar líquido no gabinete, desligue o computador e leve-o para assistência. A LM Informática trabalha na recuperação de computadores com um álcool isopropílico, que evapora mais rapidamente. A equipe técnica da loja já recuperou máquinas atingidas por enchentes e se você proceder corretamente as chances de a assistência especializada recuperar a máquina é de 80%.

Periféricos:

Monitores

Para limpar corretamente o seu monitor existem produtos especiais. Não se pode passar panos muito úmidos ou com qualquer produto de limpeza, pois eles podem ser corrosivos. Um algodão com um pouquinho de água, muito pouca água e os produtos específicos para telas LCD são os mais indicados.

Teclado

Você pode limpar o teclado com pincéis, para tirar bem a poeira que estão entre as teclas. Mais na superfície, um pano umedecido ou com álcool gel são bons para tiras a gordura que fica acumulada. É possível tirar as teclas e fazer uma limpeza mais profunda, retirando bem os resíduos, mas o PC deve estar sempre desligado e você precisa prestar bem atenção na ordem das teclas para não colocar nada fora do lugar depois. Se você derramar algum líquido no teclado, desligue o computador imediatamente e seque-o com um pano. Se o teclado parar de funcionar, avaliando o custo-benefício, sai mais em conta adquirir um novo do que mandar para assistência.

Mouse

Com os cuidados são bem semelhantes com os do teclado. Você pode limpá-lo com um pincel, um pano levemente umedecido ou com álcool gel, para uma limpeza mais profunda.

HAGAH RS
sxc.hu  / 

A falta de limpeza da máquina e dos periféricos pode prejudicar o funcionamento do PC
Foto:  sxc.hu  / 


Comente esta matéria

Empresas Parceiras:

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie

© 2006 - 2010 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS