10 dicas para quem quer começar a correr


Publicado por hagah em 03/12/2012 , atualizado em 12/01/2015

Nunca é tarde para começar a praticar uma atividade física. E se você não tem paciência (ou dinheiro) para fazer academia, que tal apostar na corrida? Você pode praticá-la em qualquer lugar – basta abrir a porta de casa e sair – e não há dúvidas sobre seu benefício para a saúde: além de ajudar a emagrecer, faz bem para o coração.

Por isso, com a ajuda do professor de educação física Paulo Alvares, o hagah preparou uma lista com 10 dicas para você colocar essa ideia em prática e começar a correr logo. Confira:

  1. Procure um médico: antes de começar a fazer qualquer atividade física, é muito importante fazer uma consulta médica e pedir um check-up, para conferir se seu organismo está preparado para começar a correr.
  2. Invista em um equipamento adequado: um tênis próprio para corrida é essencial para quem pretende praticar a atividade regularmente. Ele ajuda a diminuir o impacto sobre as articulações, evitando lesões, e dá o conforto necessário para a prática da corrida. Um frequencímetro também é importante para controlar a frequência cardíaca.
  3. Comece devagar: não adianta sair correndo no primeiro dia. Para adquirir resistência e condicionamento físico, é preciso começar caminhando pequenas distâncias, que, gradativamente, evoluem para corridas de 20 a 30 minutos sem parar. Quem está saindo do sedentarismo pode começar com treinos de duas a três vezes por semana, aumentando aos poucos o tempo de cada uma das sessões para 60 minutos. 
  4. Faça os treinos em parques: locais planos, com sombra e bem arborizados são ótimos para correr. Além do visual bonito, sempre há por perto um local onde você pode comprar uma água e descansar após o treino.
  5. Fique longe do calor: para treinar, escolha horários de temperatura mais amena e menor incidência do sol. No verão, o início da manhã e o fim de tarde são os momentos mais propícios para fazer atividades físicas ao ar livre. Se você não tem disponibilidade nesses horários, é melhor optar por correr na esteira, em um local climatizado. Lembre-se também de usar roupas leves e em cores claras, que não absorvam o calor. 
  6. Preste atenção na respiração: parece básico, mas é preciso lembrar de respirar direito durante os exercícios. Nos primeiros treinos, deixe a boca entreaberta. Assim, o organismo vai naturalmente eleger uma maneira adequada de inalar e exalar o ar. 
  7. Mantenha a postura: cuidado para não ficar sempre olhando para o chão. Olhe sempre para frente, deixe os ombros relaxados e o tronco ereto. Mexer os membros superiores de acordo com o ritmo da corrida também ajuda a manter o equilíbrio e diminuir o impacto nas articulações do joelho. E pise corretamente: primeiro, apoie o calcanhar, depois a planta do pé, e, por fim, a ponta. 
  8. Hidrate o corpo e coma antes de se exercitar: essa dica é fundamental para qualquer atividade física. Tome muita água, principalmente nos dias mais quentes. E nunca faça nenhum exercício físico com fome. Correr de estômago vazio pode prejudicar a queima de gordura e favorecer a perda de massa muscular. 
  9. Acrescente pequenas subidas: Depois que você pegar o ritmo e se sentir mais confiante com seu treino, inclua pequenas subidas. Elas vão ajudar a aumentar ainda mais a resistência do seu corpo.
  10. Ouça música: uma playlist com suas músicas favoritas é sempre uma ótima companhia para o exercício. Se você não sabe o que incluir no mp3, escolha músicas animadas e com ritmo mais acelerado.