10 pratos muito especiais para pedir no Mercado Público de Porto Alegre


Publicado por hagah em 11/11/2011




O Mercado Público da capital gaúcha é conhecido pela variedade gastronômica que oferece. Diversos tipos de especialidades encontram-se no mesmo lugar. Por isso, o hagah dá 10 dicas de pratos que você pode saborear no mercado mais tradicional de Porto Alegre.

A especialidade do Restaurante Gambrinus são os filés de peixes nobres. Mas, dentre todos os pratos que a casa oferece, a proprietária Marlene Barden indica o Salmão à Gambrinus, que é um filé de salmão grelhado com alcaparras e champingnon na manteiga.

Gambrinos

O Restaurante Mamma Júlia oferece um cardápio variado de frutos do mar, servidos à la carte. O carro-chefe do restaurante fica por conta da tainha recheada com camarão na telha.

Mamma

O Restaurante Sayuri serve pratos da cozinha japonesa como combinados sushi e sashimi. A casa é conhecida por seu delicioso yakisoba, que pode ser apreciado com camarão, frango ou carne.

yakisoba

O SushiSeninha funciona no conceito de SushiBar, bem ao estilo japonês, onde os clientes podem sentar-se no balcão e acompanhar o preparo dos pratos pelo Sushiman. O cardápio contempla ampla variedade de temakis, combinados de sushi e sashimi, sushis hot, além de diversas especialidades exclusivas. Tudo é preparado com peixes e frutos do mar, como salmão, atum, peixe branco do dia, lula defumada, polvo, camarão, ovas de massagô, ovas de salmão e enguia. Entre as especialidades, destacam-se o Gunkan Seninha, preparado com salmão, palha de alho poró frita e molho de ostra com gengibre, e o Ebi Furai, feito com camarões gigantes empanados e servidos em taça com o molho especial da casa.

nhoque

O Bar Chopp Naval é o mais antigo do Mercado Público. No cardápio, destaca-se o tradicional Prato da Vovó, uma suculenta costela à caçarola com nhoque e salada, o mais pedido.

costela

O Nova Vida Restaurante e Pastelaria serve pratos à la carte no horário de almoço, de segunda a sexta. Cada dia, a casa oferece um prato diferente. O gente do local, Marcelo Zuanazzi, afirma que o nhoque caseiro com carne de panela, molho, queijo ralado e sasinha picada é o mais elogiado pelos clientes.

nhoque

O Restaurante Telúrico oferece aos clientes almoço em buffet vegetariano, macrobiótico e vegano, pelo sistema livre. São dez pratos quentes e sete variedades de salada. A sugestão da proprietária da casa, Márcia Mascarello, é a pizza de rolo. A massa é feita com linhaça e o recheio leva molho de tomate orgânico, champignon, azeitona, alcaparras, passas, cebola, pimentão e palmito. Os ingredientes são enrolados junto com a massa, como se fosse um rocambole, que é cortado em rodelas e assado.

rocambole

O restaurante Taberna 32 oferece um cardápio composto por carnes exóticas, como jacaré e capivara. O garçon Anderson Lombardi afirma que o local é o único do mercado a oferecer o xixo exótico. O prato leva carne de jacaré, rã, cordeiro, capivara e javali grelhados ao molho de cebola e cogumelos, acompanhados de arroz e salada mista.

xixo

O Restaurante Castelo serve aos clientes pratos à la carte, variando a cada dia com oito pratos. O dono da casa, João Carlos Feitem, destaca que o a la minuta é o mais pedido. Os clientes que forem ao Castelo podem experimentar um tradicional prato com arroz, feijão, batata frita, dois ovos fritos, um bife ou chuleta e um tipo de salada, entre alface e tomate, maionese, cenoura ou beterraba.

alaminuta

O restaurante Na Grelha trabalha de segunda a sábado, aberto para café da manhã, almoço e happy hour. A cada trabalha com serviço de buffet, variando os pratos ao longo da semana. O gerente do local, Paulo Ricardo dos Santos, afirma que o prato que os clientes mais gostam é o carreteiro de charque, tradicional, servido às sextas-feiras.

carreteiro

» Restaurantes em Porto Alegre

Leia mais

»
Confira um guia sobre cozinha internacional