Cachoeiras próximas a Porto Alegre para você conhecer


Publicado por hagah , atualizado em 20/10/2015

Para descansar do clima tenso da cidade e curtir paisagens incríveis e tranquilas, separamos 9 cachoeiras para você conhecer sem precisar ir muito longe da Capital. Confira: 

Maquiné

A aproximadamente 130km de Porto Alegre, Maquiné é famosa pelas suas quedas d’água. Das 10 cachoeiras do município, apenas duas são abertas para visitação. A mais famosa é a Cascata do Garapiá, que fica localizada em uma propriedade particular a cerca de 15km do centro da cidade. Para chegar até a cachoeira, que tem 12 metros de altura, é preciso fazer uma trilha de 15 minutos.

A outra opção de banho em Maquiné é a Cascata da Forqueta. Para chegar a essa queda d’água de 70 metros de altura é preciso enfrentar 13km de estrada de chão batido e uma caminhada de 400 metros.

Três Cachoeiras

O município de Três Cachoeiras, a 180km de Porto Alegre, conta com duas paisagens deslumbrantes para quem curte roteiros no meio da natureza: o Poço das Andorinhas e o Poço dos Morcegos. Ao fim de um percurso feito por uma estrada de chão batido, o visitante encontrará a trilha que leva às cachoeiras.

A primeira é a do Poço das Andorinhas, com uma queda d’água de 3,5 metros de altura que forma uma piscina natural de águas cristalinas. Mais à frente, os visitantes encontram o Poço dos Morcegos, que conta com um tobogã natural formado pelas pedras.

Cachoeira da nascente do Rio dos Sinos

A Cachoeira da nascente do Rio dos Sinos fica a cerca de 100km de Porto Alegre, na cidade de Caraá. A nascente do rio conta com três cachoeiras, acessadas por trilhas que exigem um esforço médio. Logo no começo do percurso, o visitante já encontra a primeira, que é bem pequena. Depois de cerca de uma hora de caminhada, encontra-se a segunda trilha, que tem 20 metros de altura.

Já a última cachoeira, a cerca de 40 minutos de caminhada da segunda, é a que mais impressiona. Com cerca de 100 metros de altura, tem águas bem geladas e um visual que compensa todo o esforço para chegar até lá.

Reserva Ecológica Família Lima

Banhada pelo arroio Feitoria, a Reserva Família Lima proporciona aos visitantes cinco cascatas com até 30 metros de altura, formando piscinas naturais para banho e prática de rapel e tirolesa. O local ainda é coberto por matas nativas, onde é possível observar famílias de bugios, assim como uma infinidade de pássaros e outros animais silvestres. A Reserva fica em Dois Irmãos, a cerca de 60km de Porto Alegre.

Cascata do Caracol

Em Canela, a 130km de Porto Alegre, a Cascata do Caracol é um dos pontos turísticos mais visitados da Serra. Com mais de 130 m de queda livre, a cascata pode ser observada do mirante ou, para os mais corajosos, bem de perto, descendo os mais de 700 degraus da escadaria. Acredite, a paisagem ao fim da descida vale todo o esforço!

Cachoeira Salto Ventoso

A famosa cachoeira que serviu de cenário para o filme “O Quatrilho” conta com uma das paisagens mais incríveis do Rio Grande do Sul. Com 55 metros de queda d’água, o lugar ainda é contornado por uma gruta que permite uma visão da cachoeira de diversos ângulos. O local também é muito procurado por praticantes de rappel e escalada.