Citronela é um repelente natural


Publicado por hagah em 03/01/2013 , atualizado em 15/01/2015

A citronela, de nome científico Cymbopogon winterianus (Citronela-Java) ou Cymbopogon nardus (Citronela-Ceilão), pertence à família das Gramíneas e tem sua origem no sudoeste da Ásia. Parente do capim-limão, a citronela é uma planta cultivada em solo fértil e úmido e se desenvolve muito bem em terras catarinenses, principalmente no litoral, Vale do Itajaí e no Extremo Oeste. 

A citronela contém óleo essencial e é utilizada na fabricação de repelentes contra mosquitos e insetos, que é sua principal qualidade e pela qual é amplamente conhecida no mercado. E seu óleo essencial é rico em geraniol e citronelal – substâncias responsáveis por exalar o perfume.

Empresas catarinenses vêm aproveitando o poder aromático dessa planta e utilizando-a em benefício da sociedade. É o caso da Herbia, de Joinville, que além de cultivar a planta e extrair seu óleo essencial utiliza-o na produção de cosméticos orgânicos.

– A citronela é um ótimo repelente, mas, além disso, seu óleo essencial também tem propriedades anti-inflamatórias, fato que nos levou a incluí-la em algumas de nossas formulações cosméticas – explica Rafael Krause, diretor da Herbia.

Donas de casa também já descobriram os benefícios proporcionados pela citronela. Essa planta aromática contribui repelindo insetos nas residências, inclusive o Aedes aegypti – mosquito da dengue.

Mas para que o efeito seja positivo é necessário tomar nota de algumas dicas:

  • Plantar a citronela na direção do vento em que se quer atingir o efeito repelente aumenta sua eficácia;
  • As folhas podem ser queimadas em incensórios domésticos ou utilizando-se o óleo essencial em difusores elétricos
  • Ferva algumas folhas e faça uma espécie de chá para usar na limpeza de pisos;
  • Para evitar picadas de mosquitos, amasse e esfregue uma folha de citronela nas partes do corpo mais expostas como braços e pernas;
  • Mantenha uma muda em um vaso dentro de casa e, sempre que quiser, corte um pedaço de uma das folhas para que a essência se espalhe mais.


Seguindo essas dicas você pode, de forma ecológica, se prevenir contra mosquitos e insetos e ainda desfrutar de um ambiente aromatizado.

Fonte: Efeito UAU Assessoria