Como organizar uma boda de casamento

Como organizar uma boda de casamento

Publicado por hagah em 13/04/2010 , atualizado em 19/03/2015

Boda é a festa que celebra o aniversário de casamento. As bodas de prata (vinte e cinco anos de casamento) e as de ouro (cinquenta) são as mais comemoradas. Porém para todos os anos existe uma denominação. Abaixo, algumas bodas:

  • 1 ano - Bodas de papel
  • 5 anos - Bodas de madeira
  • 10 anos - Bodas de estanho
  • 15 anos - Bodas de cristal
  • 20 anos - Bodas de porcelana
  • 25 anos - Bodas de prata
  • 30 anos - Bodas de pérola
  • 35 anos - Bodas de coral
  • 40 anos - Bodas de rubi
  • 45 anos - Bodas de safira
  • 50 anos - Bodas de ouro
  • 55 anos - Bodas de esmeralda
  • 60 anos - Bodas de diamante

Cada ano compartilhado é muito importante para os casais felizes, mas enquanto as comemorações dos primeiros aniversários de casamento passam-se na intimidade, em geral as bodas maiores são comemoradas junto com a família e os amigos do casal e exigem um maior destaque e glamour.

A origem da palavra boda provém da palavra latina votum, que significa promessa. De acordo com o seu significado religioso, a promessa é algo sagrado e que foi feita diante de Deus. Por isso este ritual de bodas é tão importante e merecedor de uma comemoração.

Os primeiros anos podem ser comemorados a dois, com um jantar romântico, um passeio agradável ou até uma pequena viagem. Depois de algum tempo, geralmente os casais (principalmente os com filhos), gostam de comemorar junto com a família e os amigos mais íntimos. Para isso as reuniões informais são as mais indicadas, com pratos descontraídos e que os próprios convidados possam se servir, assim o casal tem a oportunidade de conversar e dar atenção para todos os convidados.

E quando chegam as bodas de prata e ouro? São muitos os detalhes a serem pensados para que a comemoração divirta o casal e seus convidados e ao mesmo tempo seja um momento de emoção e recordação para todos.

Geralmente as bodas de prata costumam ser organizadas pelo próprio casal ou pelos filhos. Nas bodas de ouro a festa é organizada pelos filhos. A primeira coisa a ser feita neste tipo de comemoração é decidir se haverá ou não uma cerimônia religiosa. Em caso afirmativo, é interessante que seja realizada na mesma Igreja que ocorreu o casamento.

A confecção de novas alianças também deve ser lembrada. Nas bodas de prata elas preferivelmente são de ouro branco e nas bodas de ouro elas são de ouro e ligeiramente mais largas do que as do casamento.

Fazer a lista de convidados e escolher o tipo de recepção (almoço, jantar, coquetel, etc) são os próximos passos. Depois, é preciso decidir o local a ser realizada a festa, que pode ser em um salão de festas, em um clube, hotel ou até em casa.

Encomendar o buffet, escolhendo a louça de acordo com o tipo de comemoração, as flores para decoração e optar por um som ambiente (que pode ser colocado por um amigo) ou algo mais dançante, que pode ser tocado por um pequeno conjunto, músico ou até colocado por um DJ. 

No convite, quem convida são os filhos. No alto, em letras destacadas, virão os nomes das filhas, seguidos dos nomes dos filhos, sendo que o último é acompanhado do sobrenome da família. Outra opção é colocar o nome dos filhos de acordo com a data de nascimento, partindo do mais velho e terminando com o mais novo. Se a boda for de prata os detalhes do convite devem ser em prateado e se for de ouro, em dourado.

Nas bodas de prata é costume presentear o casal com objetos de prata ou na cor prateada. Nas de ouro os presentes devem ser de cristal fino ou porcelana com filetes dourados, ainda existe a opção metal dourado e tudo que lembre ouro. Muitos casais, ainda, optam por pedir donativos para associações beneficentes.

As opções para as lembrancinhas são várias, como amêndoas embaladas em papel metalizado, dourado ou prateado, bem-casados amarrados com fitinhas da cor da boda, monóculos com a foto do casal, bloquinhos de anotação com o nome do casal gravado em prata ou ouro, minigarrafas de vinho ou champagne.

É importante lembrar de contratar um fotógrafo e/ou filmagem para eternizar este momento de comemoração e alegria. Aproveite para organizar um álbum com registro de toda família. É uma bela recordação!