Como, quando e para quem: saiba tudo sobre os métodos de depilação


Publicado por hagah em 19/01/2011

Cera quente, cera fria, creme depilatório, com fio de linha ou a laser. Estes são alguns tipos de depilação e a causa de muitas preocupações femininas. Pensando nisso o hagah te mostra os quais métodos existentes, prós e contras e te dá dicas legais.


Cera quente
Prós:
Um dos pontos positivos da cera quente é que geralmente ela é feita à base de produtos naturais como o mel. A cera quente dilata o poro e facilita a retirada do pêlo. É possível ficar de 15 a 20 dias sem pêlos no local da depilação.

Cera quente


Contras:
O maior problema é para quem tem varizes grandes, pois pode corromper os vasinhos. Pessoas que fizeram cirurgias ou bioplastia num período de seis meses. Muitas vezes este tipo de depilação causa certo incômodo para algumas mulheres, por causa do atrito com a pele. As mulheres grávidas podem se depilar a partir do 3° mês e no 9° mês só com autorização do obstetra.

Dicas: Três dias antes de fazer a depilação é necessário fazer uma esfoliação e após três dias também, para evitar o encravamento do pêlo. Para quem depila a axila não pode usar desodorante 24 horas antes.

>>Qual método de depilação você costuma usar?
Creme depilatório
Prós: É indicado para pessoas que já possuam um certo conhecimento sobre depilação. Para quem conhece, é muito prático, indolor, pode ser comprado em perfumarias e até em farmácias e o resultado é parecido com o da lâmina.

Contras: Se as pessoas não souberem usar pode ocasionar lesões e manchas na pele. Este método pode trazer riscos, pois passando o tempo de espera, pode ocasionar uma queimadura.

Dicas: Principalmente cuidar o tempo de aplicação do produto, ver se ele é registrado na Anvisa e se é de uma marca realmente confiável.

>>Depilação artística

Aparelho de depilação
Prós: Arranca o fio da raiz e é muito prático pois o aparelho não deixa sujeira. É indicado, principalmente, para as pernas. É um método seguro e rápido. Por retirar completamente o pelo, evita que eles encravem depois.

Contras: Costuma ser bem dolorido e é um aparelho relativamente caro. Não deve ser usado em regiões mais sensíveis como rosto e braços.  

Dicas: Deixar o pelo crescer para poder usar novamente. Não passar cremes antes de usar o aparelho. Você pode usá-lo logo após o banho ou com a pele seca.

>>Saiba aonde fazer depilação em Curitiba


Depilação com fio
Prós:
Utiliza um fio de 80 cm ou 1m. Arranca os pêlos sem comprometer a estrutura da pele. Não provoca a flacidez da pele, como acontece com a cera quente. Uma ótima vantagem deste método é que ele afina os pelos e faz com que eles demorem bastante tempo para crescer.

Depilação com fio

Contras: Causa dor e tem um custo alto, pois são poucos profissionais qualificados que fazem este tipo de depilação. Não é recomendado para o corpo todo, apenas para as regiões do rosto e pescoço. Pessoas com a pele muito sensível, de idade, ou com flacidez, devem procurar outro método.

Dicas: Fazendo esta depilação durante 8 meses, há uma redução muito boa dos pelos.

Lâmina
Prós: A depilação com lâmina não tira os pelos pela raiz. É aconselhável que se faça na hora do banho, com a água quente, pois os pelos vão estar amolecidos. A água quente também funciona como um anti-inflamatório.

Aparelho de depilação

Contras: O pêlo engrossa, encrava, e se forma uma camada de pele morta, além de deixar a axila escura.

Dicas: Passe bem de leve a lâmina por cima e utilize um hidratante sem álcool ou um gel pós depilação.


Laser
Prós: É bom saber, primeiramente, que é um procedimento médico, e deve ser feito somente por médicos. A depilação a laser é ideal para quem tem pêlos escuros e a pele mais clara. Ocorre uma eliminação gradativa de 70 a 90% do pelo.

Depilação a laser
Contras:
A maior contraindicação é para pessoas com doença fotossensibilizante ou que tenha vitiligo ou psoríase. Não é indicado para mulheres grávidas e para pessoas com o pêlo muito claro, como loiros e ruivos, pois a máquina é atraída pela melanina, por isso, quem tem a pele muito bronzeada não pode fazer.

Dicas: Os homens procuram bastante este tratamento pois ao barbear com lâmina a pele fica muito irritada e sensível, gerando foliculite. O tratamento pode ser feito em qualquer parte do corpo menos na região dos olhos. E é muito importante fazer com médicos especializados.

Compartilhar