Confira algumas dicas para preparar o piquenique perfeito


Publicado por hagah em 27/08/2012 , atualizado em 23/01/2015

Em dias de Sol, qualquer programa ao ar livre é uma boa pedida. Então, que tal fazer um piquenique? Siga algumas dicas para que tudo ocorra de acordo com o que você planeja.

O local

Comece definindo o local onde acontecerá o piquenique. Há alguns detalhes e se avaliar, como se existem áreas para se proteger do Sol e evitar passar calor, se há uma incidência muito grande de insetos e, principalmente, já que você e seus amigos ou colegas de trabalho precisam sair carregados e equipados, é necessário que o local escolhido seja perto de casa ou do ambiente de trabalho.

Os alimentos

Pense na praticidade que o ato de fazer um piquenique exige. Sentar em cima de uma toalha, em um gramado, traz pouca firmeza. Prefira lanches que possam desgustados com as mãos, sem muita complicação. Fuja dos talheres!

Em dias quentes, o cuidado com os alimentos deve ser redobrado. Em primeiro lugar, evite as embalagens plásticas. Por mais prático que seja, o plástico libera uma substância chamada bisfenol que, em contato com altas temperaturas, torna-se tóxica. Mesmo tendo o risco de quebrar, recipientes e garrafas de vidro acabam sendo mais saudáveis.

Nunca esqueça de conferir a data de validade e o estado das embalagens. Não compre produtos vencidos ou danificados. As latas, por exemplo, não podem estar estufadas, inchadas nem amassadas. Evitar qualquer fonte de intoxicação é fundamental. Por isso, passe longe de peixes, ovos, carnes cruas e bolos com cremes. Os sucos não devem ser de frutas ácidas, pois podem amargar. Sucos em garrafinhas de vidro ou em caixinha e água de coco podem ser armazenados na sacola térmica.

E por falar na sacola térmica, uma boa dica é colocar garrafas plásticas com água congelada. Elas ajudam a conservar os alimentos e, depois de um tempo, ainda podem matar a sede.

Para quem deseja (e pode) tomar uma bebida alcoólica, o ideal é optar por algo refrescante, como uma sangria ou uma caipirinha de frutas, que podem ser servidas em taças ou copos descartáveis.

As frutas frescas devem ser transportadas, preferencialmente, inteiras. Assim, elas resistem por mais tempo às altas temperaturas. Escolha as frutas da estação, que estejam maduras e sejam fáceis de descascar. Frutas pequenas e que não precisam ser descascadas, como morangos, amoras, uvas e ameixas são ideais.

O pão já deve estar fatiado. E melhor ainda é levar os sanduíches já montados. Evite pastas com maionese para não estragar com o calor. Prefira queijos como a ricota ou o queijo minas e embutidos mais lights, como o peito de peru. Uma geleia também cai muito bem.

Os utensílios

Uma bela cesta de palha entrelaçada para carregar os comes e bebes e uma toalha com estampa xadrez ajudam a formar o clássico cenário de um piquenique. Mas, se você não tiver nada disso, não tem problema. Carregue os objetos necessários da forma que mais lhe convém e preste atenção, somente, para que a toalha não seja muito fina. Com isso, ela forma uma superfície mais confortável na hora de sentar e apoiar o que for preciso.

Leve uma trilha sonora descontraída. Algumas caixas de som são adapatadas para Ipods e possuem baterias que duram até 10 horas fora da tomada. Não esqueça do repelente e do filtro solar. Agora, é só curtir o seu piquenique!