Conheça 10 alimentos milagrosos para a dieta


Publicado por hagah em 03/09/2013 , atualizado em 20/01/2015

Fazer dieta não é fácil, principalmente se você não quer perder o prazer de comer. Então, na hora da escolha ideal para o seu caso, dê preferência àquela que você pode controlar pelas calorias consumidas. As dietas baseadas na restrição de alguns alimentos não são indicadas para quem prefere desfrutar de uma alimentação diversificada.

Quando se pensa em começar uma dieta, o principal é focar em uma alimentação saudável, para depois escolher, dentre os alimentos, os que mais gosta e os que vão favorecer uma perda de peso mais rápida. Existem muitos alimentos que, além de nutrirem, podem ser consumidos durante a dieta e ainda são capazes de promover uma queima mais rápida de calorias.

Saiba quais são os 10 alimentos que não podem faltar na sua dieta

Ovos
Há muito tempo é propagada a ideia de que o ovo faz mal e que provoca o aumento do colesterol. Mas essa ideia já não é mais tão sólida. Hoje já é de conhecimento geral a importância desse alimento. O ovo contém uma das melhores proteínas, a albumina, e quem pratica atividade física vai se beneficiar muito com esse nutriente. Além disso, o ovo é rico em ferro e biotina. O alimento pode ser consumido de várias formas e facilita a vida de quem está sempre com pressa. Pode ser preparado em forma de omelete, ovo cozido, ovo pochê, mexido, no micro-ondas... Há até quem opte apenas pela clara, que está totalmente livre de colesterol.

Peito de frango
Alimento que, além de delicioso, é rico em proteínas e pouco colesterol, ou seja, contém proteína magra. Ideal para quem deseja emagrecer e se exercitar. O peito de frango é de fácil digestão e baixo potássio e sódio. Facilita também na hora do preparo, pois pode ser consumido de várias formas, como desfiado em saladas, grelhado, ensopado, etc.

Banana
A banana é uma fruta deliciosa e pode ser consumida in natura ou cozida. A diversidade de maneiras de consumo é bem grande, como em forma de doce, em vitaminas, em refeições, ou seja, é uma fruta gostosa, barata e de fácil consumo. Ela é rica em carboidratos, vitaminas do complexo B e potássio, que atua como um protetor contra a hipertensão. É um alimento fundamental para quem faz atividade física.

Peixes
São muito nutritivos e ricos em proteína e ômega 3. São também de fácil digestão e muito necessários para o organismo. Podem ser consumidos de várias formas e são facilmente encontrados no mercado.

Batata doce
Rica em fibras, vitamina A e carboidrato. É muito consumida por pessoas do meio esportivo, já que libera energia no sangue aos poucos. Ideal para as pessoas que pretendem adicionar carboidrato a sua alimentação, mas sem exageros. Ideal para ser consumida antes do treinamento ou antes de dormir.

Leite e iogurte desnatados
Fornecem nutrientes muito importantes para o organismo, que são as vitamina A e D, cálcio e proteínas, encontrados também em queijos e requeijões. O leite pode ser usado em vitaminas, complementar o café, ou consumido até mesmo puro. Os laticínios integrais são ricos em gorduras saturadas, aquelas fazem mal. Então, não pense duas vezes: troque-os pelas versões light ou diet.

Frutas Oleaginosas
São elas: castanha-do-pará, castanha de caju, amendoim, amêndoas, nozes e as avelãs. Elas são ricas em nutrientes, como selênio, e possuem gorduras monoinsaturadas, que previnem doenças cardiovasculares. O ideal é que sejam consumidas na medida de uma palma de mão por dia.

Azeite de oliva
Muito utilizado em saladas e o ideal é que seja consumido diariamente, pois traz muitos benefícios para a saúde. É também rico em gorduras monoinsaturadas, que fornecem energia e vitamina E, que é um antioxidante que evita os radicais livres.

Tomate
Alimento com alto teor de licopeno, que é um antioxidante. Os molhos à base de tomate têm um aumento do nutriente, por conta do calor utilizado para a sua elaboração. Mesmo com todo o processo de industrialização, o componente não é destruído. Mas o ideal é que se procure uma marca com baixo teor de sódio e calorias.

Brócolis
Alimento rico em fitoquímicos, que são inibidores do desenvolvimento de bactérias no estômago, que causam a gastrite. São ricos em vitaminas C e A, ácido fólico, ferro, potássio, cálcio e selênio. O ideal é consumir os brócolis cozidos no vapor.

Esses dez alimentos não podem faltar na sua dieta. São saborosos e ricos em vários nutrientes importantes para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Siga as dicas e mantenha sempre uma alimentação equilibrada e saudável.