Conheça as praias de nudismo e naturismo em Santa Catarina


Publicado por hagah em 23/12/2011 , atualizado em 04/12/2015

A prática do naturismo estimula a nudez em grupo, com respeito, harmonia e segurança, diretamente em contato com a natureza. É crescente o número de pessoas adeptas à prática e, em Santa Catarina, o número de turistas e moradores locais que buscam esses lugares é cada vez maior. Pensando nisso, o hagah listou as três praias do estado onde ficar nu é permitido. Confira:

Praia do Pinho

Localizada no município de Balneário Camboriú, a praia do Pinho é considerada a primeira praia dedicada ao naturalismo no Brasil. Possui 500 metros de extensão e fica no meio de uma vasta natureza, propiciando aos seus visitantes um local ideal para o descanso. Regulamentada como balneário de nudismo nos anos 80, possui uma entidade de proteção conhecida como Associação dos Amigos da Praia do Pinho (AAPP).

Na praia do Pinho existem áreas de adaptação para os visitantes que não são praticantes do naturismo, que podem permanecer com roupas. Porém, na faixa de areia, a nudez deve ser total.

Praia da Galheta

Localizada no Leste da Ilha, a praia da Galheta tem seu acesso viabilizado por uma trilha situada na praia Mole. A Galheta é conhecida por ser a única praia de nudismo (opcional) na região de Florianópolis.

As ondas são propícias para a prática de surf, bem como o costão é frequentado por pescadores e mergulhadores. Das montanhas junto à praia brota a água da bica e as areias são ideais para a prática de esportes aeróbicos.

Praia de Pedras Altas 

Situada na Reserva Biológica da Serra do Tabuleiro, a praia de Pedras Altas conta com fauna e flora diversificadas, compostas por diversas espécies de aves, além de quatis, raposas e árvores como figueiras. Além da beleza da praia e do mar calmo - sem ondas -, outro atrativo para os turistas são as caminhadas, que levam a riachos com piscinas naturais.

A praia é frequentada por pessoas de diferentes faixas etárias, sendo dividida em dois espaços, onde um lado é destinado a casais e famílias e o outro a solteiros.