Conheça lugares para fazer turismo rural no Rio Grande do Sul


Publicado por hagah em 16/03/2011

Se você está precisando de uns momentos longe da civilização, perto dos bichos e da natureza, o hagah indica locais onde você pode passar o dia ou até mesmo se hospedar. Alguns lugares ficam bem próximos à Capital, mas o agito da cidade parece estar à milhas de distância.

Em Porto Alegre, os Caminhos Rurais são uma opção para quem quer fugir do estresse da cidade grande. Apesar de ficar pertinho da Capital, o lugar é pouco conhecido pelos conterrâneos. O passeio percorre a Zona Sul, que é a região da cidade que mais preserva suas áreas rurais. Durante o percurso, os visitantes conhecem diversas propriedades de agricultura familiar e agroecológica, além de saborear delícias caseiras. Um dos roteiros inclui cavalgadas. Confira aqui mais detalhes sobre os passeios.

 A Floresta Encantada Vô Rangel, em Viamão, promove turismo rural e pedagógico para grupos, além de oferecer diversas opções de lazer para toda família: passeios de carroça, pedalinho, trilhas, pescaria, cuidados com as hortas, jogos, lago natural, chalés e área para acampar. Outra opção na Grande Porto Alegre é a Quinta da Estância Grande, onde os visitantes podem fazer trilhas, observar os mais variados tipos de animais, andar a cavalo e de trator, cuidar das hortas e pomares, jogar bola, pescar e tomar banho de açude.

A Fazenda Refúgio é mais um local de turismo rural pertinho da Capital. A reserva é como uma antiga e aconchegante casa de campo, onde os adultos relembram os tempos de infância e as crianças entram em contato com a natureza, que muitas vezes fica distante delas. A fazenda oferece campos de futebol e vôlei, playground, piscina, passeio de carroça, passeio de trator, cavalos e trilhas.

>> Veja aqui mais opções de reservas ecológicas

A Pousada da Figueira está situada na estrada que liga Viamão a Itapuã. O local possui coxilhas que propiciam paisagens diversas e que revelam as belezas e a tranquilidade do campo. O nome da pousada deve-se a uma grande figueira, que há quase 200 anos aconchega quem procura um pouco de sombra.

Todas as atividades de lazer da Pousada da Figueira são voltadas para o campo, como cavalgadas, passeios de charrete, caminhadas, pescarias, contato com animais e lidas da fazenda, além da gastronomia campeira e colonial.

O Hotel Pousada Colina de Pedra, localizado na zona rural de Gramado, é rodeado de vales, rios e propriedades rurais. Os hóspedes podem percorrer as trilhas, fazer caminhadas, observas os animais livres na natureza, dar uma volta de bicicleta pela vizinhança da colônia ou um passeio pelos cânions e pela velha ponte sobre o Rio Caí. Já no Hotel Fazenda Pampas, os hóspedes podem realizar trilhas a cavalo com guia, pesca esportiva e trekking. Além disso, o hotel fazenda cria coelhos, ovelhas, cavalos e cisnes, entre outros animais.