Dicas de cuidados com os animais no verão


Publicado por hagah em 20/12/2012 , atualizado em 18/02/2015

No verão, as temperaturas passam dos 30ºC, e em dias muito quentes os cuidados com os animais devem ser intensificados. A água é item fundamental!

“Deixe água sempre à vontade e fresca para o bichinho”, comenta a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita Rhéa Cassuli Lima dos Santos. Outra dica é espalhar pela casa ou pelos locais que o animalzinho mais fica, por exemplo, vários potinhos de água.

O horário do passeio também é bem importante. Como o sol está cada vez mais forte, é preciso cuidar com a temperatura. “Os horários de Sol são iguais para nós: antes das 10h e depois das 16h, porque senão os bichinhos acabam se superaquecendo”, explica a médica. O Sol em excesso pode causar, além da desidratação, câncer de pele, principalmente nos cães mais branquinhos como os da raça Pit Bull e Bull Terrier. “O calor pode provocar lesões e depois feridas, que costumam ser bem agressivas”, alerta Rhéa.

E se seu pet vai viajar com você neste verão, não se esquece de levá-lo para uma avaliação com seu médico veterinário de confiança. “Além da água, que é bom sempre ter por perto, é importante fazer o controle de pulgas. Pulgas e carrapatos têm maior incidência nesta época”, lembra a especialista.

Outra dica é com os cães com focinho curto. “Diferente da gente, os cães trocam calor via respiração, e pouco calor pela pele. E esses cachorros com focinho curto não respiram como deveriam. Então é bom sempre ficar atento”, lembra a especialista.

Os pacientes mais velhos também merecem cuidados especiais. “Cuide bastante com os bichinhos em idade avançada, que já tem problema no coração. Em alguns casos, eles podem ter edema pulmonar”, finaliza a médica.