Dread: como fazer e cuidar do penteado


Publicado por hagah em 08/06/2012 , atualizado em 26/01/2015

Dread ou dreadlock é um penteado mundialmente difundido pelo movimento rastafári e Bob Marley. Porém, sua origem é tão antiga que não se sabe ao certo como surgiu essa maneira de arrumar os cabelos.

Em Curitiba, a referência nesse estilo de cabelo é o famoso Donizete, o “Rasta”. Ele trabalha com dreads há mais de 30 anos (26 deles só no Mercado Municipal, onde tinha uma loja). “No mundo inteiro devem ter mais de 20 mil cabeças com dreads feitos por mim”, orgulha-se.

Mas como são feitos os dreads? Quanto custa? Pode lavá-los? Confira a entrevista abaixo, em que o famoso Donizete tirou essas e outras dúvidas. Confira!

Quem pode fazer dread?

Donizete:
O cabelo não precisa ser comprido. A partir de um ou dois dedos de comprimento já é possível fazer. O dread é feito com cera de abelha quente. Depois de aplicá-la sobre os fios, com um pincel, a gente puxa pequenas mechas, para fazer uma espécie de alongamento. E depois, vamos costurando com um pouco de fio e agulha de crochê.

Quanto tempo demora pra fazer o dread em uma pessoa?

Donizete:
Quando eu fazia sozinho, demorava de oito a 12 horas. Mas agora tenho 12 funcionários, e o tempo é menor, umas cinco horas.

Quando tempo dura uma manutenção dos dreads?

Donizete:
A manutenção pode durar até dois meses, então de dois em dois o ideal é a pessoa voltar ao salão e dar um cuidado especial para os dreadlocks.

De quanto em quanto tempo se pode lavar os dreads?

Donizete:
Pode lavar na mesma hora. Mas quanto mais demora pra lavar, melhor ele fica. Tem gente que lava todo dia!

O preço que o Donizete cobra varia bastante, mas é a partir de R$ 180.