Entenda como usar a calça flare, tendência deste verão 2012


Publicado por hagah em 04/11/2011


Compartilhar

A calça flare é uma releitura da boca de sino que tem tudo a ver com esta onda anos 1970 que dominou as tendências do verão 2012. Nesta versão moderna ela adquire uma modelagem mais sequinha, sem proporções exageradas para a barra. É uma calça justa até o joelho, que vai abrindo a largura das pernas na panturrilha. Nessa releitura a maioria das modelagens aparecem com cintura um pouco mais alta, o que deixa a peça ainda mais elegante. "Pode ser usada para uma festa ou para trabalho, de dia ou à noite, depende de que tecido que ela é feita, tem calça flare branca de linho e tem até de paetês", conta a consultora de moda Daiane Vanzin.

 assunto
À esquerda TVZ, à direita BobStore. 


Este tipo de calça tende a passar a impressão de achatar o corpo: "Quanto mais larga for a boca, mais vai dar a impressão de que a pessoa é baixa", explica a consultora. A dica fica principalmente para quem já é baixinha. "Nem que precise comprar a calça e depois mandar ajustar um pouco a barra", sugere.

Para as gordinhas a sugestão para valorizar o corpo é usar looks monocromáticos e blusas com detalhes chamativos no decote, que desviam o olhar de pontos como quadril e barriga. Quem for magrinha demais e quiser parecer ter um volume maior no quadril, pode procurar uma flare com bolsos traseiros, que vai dar essa ilusão de ótica de aumentar o bumbum.

 assunto
Peças da Bo.bô.


Com qual sapato usar?
Para quem deseja fazer um estilo mais hippie, que nesta temporada vem sendo chamado como "cigana" (gipsy) pode usar com rasteirinhas e sandálias flat. Para este visual não ficar tão simples escolha cores chamativas, dourado ou pedrarias no calçado, que vão deixar a calça básica mais chique. Entretanto, atente que esta calça pode arrastar no chão, e segundo a consultora de moda, "isso não é legal". Uma alternativa é o mocassim, que faz as vezes do que o oxford era no inverno.

Se a ideia é compor um visual mais sofisticado usar um salto é lei. A altura pode ser de média a superalta. O scarpin está de volta, com o salto e o bico ficando cada vez mais finos. Outra tendência é o salto trabalhado, com design. Para looks casuais as espadrilhas são opções modernas. É festa? Se já não tiver brilho nas calças e na blusa, vá com um sapato com glitter.

 assunto
Looks da MOB.


Com qual blusa usar?
Depende da ocasião. Se for para ir trabalhar a calça flare pode cair muito bem com uma camisa de algodão. Em um evento mais sofisticado, opte por uma camisa de tecido fluido, como seda ou musseline por exemplo, e pode ter uma leve transparência. Coloque a camisa para dentro da calça e arremate com um cinto no passante das calças ou marcando a cintura. Combinadas como blusas estilo bata com bordados e pedrarias fazem um estilo cigana. Em passeios, a flare vai bem com regatas, camisetas, coletes e moletons. Para sair à noite vale investir em uma peça de paetês. Se esfriar, um paletó ou um cardigã de malha são ótimas sugestões.

 assunto
Looks da BobStore.


Mas para quem quiser arrasar nas tendências a dica é usar os tops cropped, que deixam uma faixa da barriga aparecendo. "Mas tem que ter cuidado, porque é uma peça dificil, tem que ser magra pra usar e a cintura da calça um pouco alta, quase na altura do umbigo", recomenda Daiane.