Festa dos anos sessenta


Publicado por hagah em 27/04/2010
As festas temáticas ambientadas nos anos sessenta apresentam como característica a minissaia. Nada mais justo para uma época em que o mundo mudou completamente o seu comportamento.

Comente esta matéria!

O golpe militar de 1964 no Brasil, o assassinato do presidente dos EUA John Kennedy em carro aberto durante um desfile em Dallas e o estilista Yves Saint Laurent abriu seu próprio atelier de moda em Paris. O rock britânico invadiu o mundo com Beatles, Stones e The Who e os Estados Unidos respondiam com Hendrix e toda a geração de Woodstock. Ao mesmo tempo a guerra entre franceses e vietnamitas continuava, mas agora com os norte-americanos no lugar da França.

O homem pisava na lua também e o mundo já não era tão inocente quanto nos anos cinquenta.

Tudo muito vibrante e colorido, o que pode ser usado nas festinhas, ao lado do preto e branco futurista que surgia com a chegada do homem na lua e anunciava um futuro espacial. A maquiagem para tinha nos olhos a grande vedete, sempre muito marcados. Tonalidades mais claras de batons (até mesmo brancos) são bons itens para remeter aos anos 60.

A já citada minissaia inventada pela inglesa Mary Quant (ou pelo francês André Courrèges que reivindicou a criação) era símbolo da liberdade feminina e deve sim ser usada na composição. Use cabelos longos com franja ou muito curtos, como os da modelo e atriz Twiggy, que também usava os cílios inferiores pintados com delineador. Os homens podiam usar e abusar das calças justas e cintura baixa. Os tecidos eram com cores mais fortes como o vermelho.

Se a festa pedir o início dos anos sessenta, da época da Beatlemania, terninhos e cabelinhos cortados com franjinhas são perfeitos. Mas se a festa pedir um visual mais hippie, as cores, o cabelão largado (pode ser até peruca) e símbolos de paz e amor podem marcar o estilo.

No próximo post vamos aos anos da discoteca: os anos setenta!