Maquiagem com airbrush pode durar até três dias


Publicado por hagah em 15/10/2010


Compartilhar

Que tal fazer a maquiagem depois do almoço, tirar uma soneca, ir para a festa e estar com a pele intacta até altas horas da manhã, depois de suar e dançar? Estas são as promessas da maquiagem com o airbrush ou aerógrafo. Trata-se de uma pistola ligada a um compressor de ar que borrifa jatos fininhos de coloração. O aparelho pode ser usado com tinta para obras de arte e para maquiagem de alta definição. Criada para atender as produções de cinema e televisão em HD, a maquiagem com air brush timidamente ganha salões da Capital e adeptas que desejam efeito prolongado ou esconder manchas mais persistentes.

A técnica ainda não ganhou muitas fãs principalmente por causa do preço, que vai de R$ 90 (só a base) a R$ 200 (produção completa). “A maquiagem específica para usar com a pistola, o material e a manuteção são mais caros”, explica a maquiadora Letícia Alexandra Totti, da Le´s Hair. Por isso, é mais procurada por um público específico: formandas, debutantes, noivas e convidadas.

A maquiagem com airbrush exige habilidade para a precisão dos traços. Tudo: corretivo, base, pó, sombra, delineador, blush e batom podem ser aplicados com a pistola. Para Geneci Gomes Braga, da Cera Fyna, a principal vantagem é a possibilidade de fazer correções com maior perfeição. “Cicatriz, sardas em excesso, manchas de sol, olheiras mais profundas, a maquiagem com airbrush esconde até vitiligo e rosácea, marcas de pós-operatório, inclusive tatuagem”, enumera a maquiadora.

Antes e Depois

Maquiagem feita pela maquiadora Geneci Gomes Braga

Nos salões há como optar por aplicar somente a base com o airbrush e o resto da pintura com produtos tradicionais. Existem 3 tipos: a com álcool, utilizada em produções artísticas quando é necessário filmar mergulhos em mar ou piscina, dura 3 dias; com água destilada, aplicada em maquiagem social, tem duração de 12 horas; e a com silicone, também para maquiagem social, permanece na pele por 24h.  “Como a maquiagem do airbrush  é feita de micro partículas ela cobre bem melhor a pele. Dá pra amenizar até 90% das pintas e manchas do sol, com a vantagem que fica uma maquiagem bem leve”, conta Claudia Echel, do Hugo Beauty Iguatemi.

airbrush
Airbrush da Temptu

A maquiadora de produções publicitárias Aline Matias já foi adepta do airbrush. No entanto, prefere maquiar a mão livre para não limitar seus traços. Para o mesmo efeito de alta definição ela usa produtos formulados especificamente para serem usados em filmagens com câmeras HD, como por exemplo, da Make Up Forever ou da Smash Box . “As linhas de cosméticos minerais de micropartículas podem ser adaptadas para alta definição, mas elas não duram muito tempo, depende da qualidade do produto”, explica Aline. Para resistir às temperaturas altas, a makeup artist indica base à prova d´água da Mac e para deixar qualquer maquiagem resistente a àgua e suor a dica são os sprays impermeabilizantes profissionais, como o da Kryolan ou da M.a.c.

make mineral


Maquiagens da linha mineral da contém1g, O BoticárioDior


>> Airbrush na Serra Gaúcha