Maquiagem e óculos: saiba como harmonizar um com o outro


Publicado por hagah em 25/07/2012 , atualizado em 21/01/2015

Não são todas as pessoas que conseguem adaptar-se às lentes de contato. Isto gera um problema para as mulheres, especificamente. Na hora da maquiagem, muitas dúvidas podem surgir. Além disso, tirar os óculos para maquiar os olhos causa alguns transtornos, já que elas têm dificuldade para enxergar. Mas, com algumas dicas de especialistas, este momento não precisa ser uma dor de cabeça.

A maquiadora profissional Joselaine Alves explica que o importante é destacar os olhos, já que os óculos tendem a esconder esta parte do rosto. A maquiagem de tom escuro, preferencialmente preta, é a melhor opção. E não precisa ter medo. Traços grossos com o delineador e rímel que dá volume é o que Josilaine indica. No caso de não ter delineador, esfumaçar uma sombra é outra opção. "A cor preta, usada no canto de fora, na altura dos cílios, dá a impressão de que o olho é maior", alerta a maquiadora.

Quanto às cores, Joselaine acredita que a sombra deve combinar com a roupa que a pessoa está usando. Se você prefere combinar a cor da sombra com a haste dos óculos, também não há problemas. No entanto, não use a mesma coloração na sombra e no batom. Cuide, apenas, para que tudo esteja no mesmo tom, como o rosa e o vermelho, ou o laranja e o amarelo.

maquiagem

Já para a maquiadora Fabiani S., a primeira etapa é escolher os óculos que combinem melhor com o formato do rosto e manter as sobrancelhas em harmonia com o rosto e os óculos, sem aqueles pelinhos sobrando. Você pode destacar a sobrancelha com um lápis do mesmo tom dos pelos.

Para quem escolheu um estilo de armação mais clássico, Fabiani sugere que a maquiagem seja menos ousada, utilizando tons de marrom ou da cor da pele. Marcar a parte côncava do olho com uma sombra marrom é uma boa maneira de destacar o olhar.

No caso das armações coloridas, as mulheres podem escolher um tom de maquiagem nude, para deixar um aspecto neutro, ou colorido, desde que combinem com os óculos. Blush e batom devem ser coral ou rosa claro, sem misturar muito as cores. Usar um iluminador abaixo dos olhos sempre é bem-vindo, em todas as ocasiões.

E para as mulheres que não abandonam seus óculos nem à noite, na hora de ir para a balada, Fabiani afirma que é possível abusar mais do preto e do brilho, como o dourado ou o prateado, mas é importante harmonizar a maquiagem de acordo com o tamanho dos óculos. "Tem que tomar cuidado para não esfumar a maquiagem além do tamanho da armação", lembra a profissional.

maquiagem