Navegue pelas belezas do Rio Grande do Sul


Publicado por hagah em 03/02/2011


Compartilhar

Passeio de barco tem tudo a ver com verão e dias quentes. Aproveitando o clima da estação, você pode navegar por belos lugares no Estado. Só em Porto Alegre são diversos passeios diferentes. Confira!

O famoso Cisne Branco é uma referência no turismo fluvial, entretenimento e lazer flutuante em Porto Alegre. A capacidade do barco é para 200 passageiros, que viajam em total segurança. Os passeios saem do Portão Central do Cais do Porto, outro ponto turístico da cidade.

O principal passeio do Cisne Branco tem uma hora de duração e percorre as principais ilhas do Lago Guaíba: Ilha da Casa da Pólvora, Ilha do Chico Inglês, Ilha do Castelhano, Ilha das Flores, além de navegar pelo Rio Jacuí, avistar a Travessa Getúlio Vargas, a Usina do Gasômetro e o porto. Os passeios ocorrem de terça a sexta às 10h30, 15h e 16h30. Sábados, domingos e feriados os passeios saem às 10h30, 15h, 16h30 e 18h. São necessárias no mínimo 20 pessoas para o barco sair.

Além do passeio tradicional há três outros tipos realizados pelo Cisne Branco: o happy hour, que durante duas horas passa pelas principais ilhas do Delta e zona sul da cidade, com serviço de bar e copa a bordo, além de som ambiente – de novembro à março, de terça à sexta; o passeio almoço, que deve ser agendado com antecedência e a boate com navegação (também agendada com antecedência), que inclui pista de dança com DJ, serviço de segurança, bar e copa.

O Barco Porto Alegre 10 tem saída da Usina do Gasômetro, e realiza o trajeto de terça a sexta às 16h30 (passeio pelas ilhas), 18h (passeio até a ponte do Guaíba – somente com agendamento) e sábados, domingos e feriados às 14h30 e 17h (passeio pelas ilhas). Os percursos duram cerca de 1h, entre ilhas do Delta do Jacuí e orla da cidade, e precisam de no mínimo 15 pessoas para ocorrer.

A Noiva do Caí I e II também tem saída da Usina do Gasômetro e realiza o trajeto pelas ilhas do Guaíba durante 1h. Os passeios ocorrem de terça a sexta às 15h30 e sábados às 11h30, 15h30, 16h30 e 17h30.

O Barco Travessia saí da Praia de Ipanema de terça a sexta, somente com agendamento prévio de grupos, e sábados, domingos e feriados a partir das 9h até o pôr do sol. O barco tem capacidade para até 18 pessoas e tem como objetivo principal contemplar o pôr do sol mais famosos de Porto Alegre. Junto à saída do barco, funciona uma cafeteria para happy hour, onde também são vendidos artesanatos.

Os passeios de barco ao Farol de Itapuã acontecem de terça a sexta, das 13h às 18h, e sábados e domingos das 9h às 18h. A agência que promove o passeio oferece, ainda, pescarias e navegação noturna. O valor dos passeios variam de acordo com o roteiro e todos eles devem ser agendados previamente.

Passeios de barco em Torres

O Passeio Delta do Rio Mampituba tem saídas diariamente a partir das 9h, na Ponte Pênsil. Por cerca de 50 minutos o barco navega com destino à boca da barra do Rio Mampituba (próximo ao mar) e segue pelo rio até o local chamado Salinas, passando pelos estaleiros, portos de barcos de pesca, marinas náuticas, residências e mangues localizados  às margens do rio em Santa Catarina. No percurso se visualiza, na ida, a Serra Geral e, no retorno, as cidades de Torres e Passo de Torres. - verifica se não é Paço

O Passeio da Ilha dos Lobos é um dos mais procurados pelos turistas em Torres. As saídas também são diárias, a partir das 9h, dos pieres 1 e 2. O trajeto dura cerca de 45 minutos e visita a Ilha dos Lobos, localizada a 1,8 km da costa. O local abriga leões marinhos e diversos tipos de aves. Há também um trajeto mais longo, que além da Ilha dos Lobos visita a Praia da Guarita.

Quem gosta de pescar pode aproveitar os barcos que realizam pescaria esportiva em alto mar. As saídas ocorrem de março a dezembro, mas é importante informar-se sobre as condições do mar antes de embarcar na viagem. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3626.2933.