O que é a computação em nuvem?


Publicado por hagah em 18/01/2011


Compartilhar

Você sabe o que é cloud computing ou computação em nuvem? O conceito que tem revolucionado a tecnologia refere-se à utilização da memória e a capacidade de armazenamento de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet. Assim, tudo o que você armazenou na nuvem pode ser acessado em qualquer parte do mundo, em qualquer computador, sem a necessidade de instalar softwares e etc. O computador torna-se uma plataforma de acesso às aplicações, que estariam em uma grande nuvem – a Internet.

Um exemplo, para ficar mais claro, é o Google Docs. Esse programa é muito semelhante ao Word, da Microsoft, mas ao invés de você ter seus textos armazenados no seu computador, terá tudo disponível na internet, basta acessar sua Google Account e encontrar tudo ali. É tudo remoto: os programas, serviços, arquivos, tudo! Você só precisa estar conectado à internet. Por isso esse “ambiente” é chamado nuvem.

Mesmo que vagarosamente, essa nova maneira de armazenamento ultrapassa as paredes dos laboratórios para ingressar nas empresas e nos computadores domésticos. O primeiro serviço na internet que ofereceu um ambiente operacional para os usuários foi criado por um sueco e comprado pela empresa WebOS Inc em 1999. A empresa também licenciou uma série de tecnologias desenvolvidas no Texas, Califórnia e Duke, com o objetivos que criar um ambiente operacional completo.

Um dos grandes problemas dessa tecnologia, ainda recente e pouco explorada no Brasil, é a questão da segurança. É claro que cada usuário da computação em nuvem pode tomar medidas de proteção, como a criptografia, mas isso gera uma sobrecarga para os servidores, que não estão na nuvem, e que terão de “descriptografar” o documento toda vez que o usuário quiser acessá-lo.

Dentre as principais vantagens da computação em nuvem está a possibilidade de utilizar softwares que não estão instalados no computador e que são atualizados automaticamente, a facilidade de acessar as informações na rede, em qualquer lugar, principalmente para corporações. Esta modalidade de armazenamento também proporciona um melhor controle de gastos ao usar aplicativos, pois quando eles não forem gratuitos, serão pagos somente pelo tempo de utilização dos recursos. Não é necessário pagar por uma licença integral de uso de software.

Algumas opções para você usar na nuvem:

- SkyDisk: um HD, do MSN Live
- Office online: pacote Office, da Microsoft
- Picasa: para armazenamento de fotos
- Google Docs: ferramenta de texto, apresentação e planilhas
- RapidShare: HD
- Megaupload: outra opção de HD
- Photoshop: editor de fotos