O que fazer para acabar com a ressaca?


Publicado por hagah em 27/12/2012 , atualizado em 18/02/2015

É quase sempre assim: no embalo da folia, muita gente exagera no consumo de bebida alcoólica. E os efeitos desse exagero podem ser percebidos na famosa ressaca e em disfunções alimentares. 

É bem comum que o dia seguinte venha acompanhado de alguma depressão, ressaca moral, mau humor, aumento da pressão sanguínea, sensibilidade à luz, perda de apetite e, principalmente, enjoo e alguma diarreia. 

Esse é o seu organismo intoxicado e precisando de tempo para se recuperar. Além de tempo, você pode dar uma mãozinha. Mas não adianta tomar aquele analgésico à base de ácido acetilsalicílico. Em muitos casos esse tipo de analgésico piora a situação, irritando o estômago e provocando problemas gástricos.

Bebendo e Comendo
Se você bebeu de estômago vazio, fumou, dormiu pouco antes de beber, ingeriu comidas gordurosas, misturou bebidas, deve estar péssimo. Sempre devemos comer alimentos de fácil digestão antes, durante e depois de beber. A água também deve estar presente, em abundância, antes, durante e depois de ingerir álcool.

agua

Receita de Sucesso
Para melhorar os sintomas de mal estar, aí vão algumas dicas preciosas:
- Repousar é essencial: Descanse e relaxe para recarregar as energias para os outros dias de festa;

- Comece o dia da ressaca com um bom café da manhã. Inclua no cardápio frutas ricas em potássio, como banana e kiwi. Coma ovos, mas evite as gorduras. 

frutas

 - A ingestão de água e suco durante todo o dia vai refletir também no tempo da recuperação, além de energéticos e isotônicos, eles vão hidratar seu organismo. Por isso, tomar muita água e suco de frutas, mesmo no momento de descanso, é fundamental para acelerar o processo de recuperação do corpo;

- Consuma alimentos leves e ricos em carboidratos, com muitas frutas e verduras. Dê preferência às sopas e caldos, evitando, principalmente, alimentos muito gordurosos.

Com informações: Ministério da Saúde