Organize sua rotina de estudos com 4 dicas


Publicado por hagah em 02/07/2014 , atualizado em 14/01/2015

Em tempos de WhatsApp, Facebook e Instagram, deixar os gadgets de lado e evitar ver suas notificações a cada minuto pode parecer uma tarefa impossível. Contudo, para quem está pensando em prestar vestibulares ou concursos, fazer esse tipo de sacrifício e focar nos estudos é imprescindível.

Ainda assim, mesmo que tudo isso seja feito, concentrar-se e tornar o período de estudos produtivo não é tão simples quanto parece. Por isso, confira abaixo 4 dicas excelentes que lhe ajudarão a organizar sua rotina a dar o próximo passo em direção a uma carreira de sucesso.

Acabe com a procrastinação

Este é um termo que você pode até não saber exatamente o que significa, mas a maioria das pessoas o pratica diariamente. Procrastinar é o ato de adiar algo - o famoso “deixar para depois” - o que fazemos muitas vezes quando precisamos estudar ou produzir um trabalho, principalmente se consideramos o conteúdo chato ou entediante.

Para acabar com esse mau hábito, temos algumas dicas preciosas:

  • •Defina datas limites e objetivos bem claros;
  • Mantenha o foco na meta de estudos – e cumpra-a;
  • Faça uma média de quantas páginas será necessário estudar por dia para alcançar sua meta;
  • Respeite seus próprios prazos e o seu ritmo de estudos.

Descubra os melhores métodos

Há quem prefira estudar apenas lendo o conteúdo planejado, assim como quem só consiga um bom desempenho depois de escrever toda a compreensão do material estudado, ou mesmo quem ache a ajuda da tecnologia muito mais eficaz. O importante é você saber o que funciona para você e apostar nessa técnica. Teste cada um deles e escolha de acordo com o que o seu cérebro absorve mais.

Uma boa dica é tentar usar fluxogramas ou mapas, que são conhecidos por sua boa relação com a memória. Com o conteúdo resumido, você pode descobrir mais facilidade para relembrar a extensão dele.

Organize seu local de estudos

Não se engane pensando que, por conta da sua força de vontade, a concentração será a mesma em qualquer lugar em que você se quiser estudar. Se você estudar na cama, por exemplo, pouco depois de uma hora de estudo é provável que já esteja dormindo – ou, pelo menos, que já esteja absorvendo bem menos conteúdo.

Por isso, escolha um lugar que tenha uma mesa, uma cadeira confortável e que seja bem iluminado. Sente-se com a postura correta, com as costas no apoio e sem cruzar as pernas. Saiba que todos esses detalhes farão diferença no seu rendimento.

Não deixe de descansar

Não pense que depois de estar tudo bem esquematizado você deverá estudar desenfreadamente. Isso não é foco, mas sim falta dele. Tenha em mente que criar um plano de estudos saudável é muito importante para que você não chegue ao dia da prova exausto e improdutivo.

Por isso, em sua preparação para a prova, você deve:

  • Dormir o bastante, em torno de 8 horas por noite;
  • •Fazer todas as refeições às quais o seu corpo já estava acostumado;
  • Quando chegar o dia que antecede o seu teste, procurar espairecer e relaxar. Para isso, faça algo prazeroso e despreocupado.

Depois de falarmos sobre os métodos e a importância dos estudos, queremos saber: qual técnica de organização você utiliza pra estudar? Conte pra gente qual tem sido eficaz no seu dia a dia e compartilhe seu sucesso conosco nos comentários.