15 lugares para levar as crianças em São Paulo


Publicado por hagah , atualizado em 21/09/2015

As opções de lazer e a programação cultural paulistanas não são ricas apenas para os adultos. Os pequenos também podem se divertir e aprender em diversos espaços da cidade. Nos fins de semana e nas férias, que tal sair de casa, desligar o videogame e passar o dia ao lado das crianças? O hagah sugere uma lista de lugares para crianças em SP. Confira! 

+ 21 dicas de presentes para o Dia das Crianças
+ Conheça os principais pontos turísticos de São Paulo 
+ Passeios culturais para fazer com as crianças em Porto Alegre

Parque Ibirapuera

Parque Ibirapuera é o mais conhecido parque de São Paulo. O local é uma importante válvula de escape da cidade, pois com sua estrutura e características, quebra a correria da cidade que não para. O parque é ideal para quem deseja relaxar, praticar exercícios ou até menos para sentar à sombra e conversar com amigos. 

A estrutura conta com ciclovia, parque infantil, lanchonetes, bicicletário, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, entre outros. 

parque localiza-se na Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n e está aberto das 5h à meia-noite.

Mais informações pleo telefone da administração (11) 5574-5505.

Parque Lúdico Sesc Itaquera

Parque Lúdico Sesc Itaquera foi criado para proporcionar às crianças as mais diferentes experiências, além de ensinar a elas novas maneiras de brincar e diversão. Conta com três espaços interativos: Bichos da Mata, Espaço de Aventuras e Orquestra Mágica.

O parque é aberto a todo tipo de público, mas é melhor aproveitado por crianças na idade escolar.

O funcionamento do local é de quarta a domingo, das 9h às 17h. 

Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Zoológico de São Paulo possui uma estrutura ampla e abriga mais de 3 mil animais. No local, é possível ver invertebrados, répteis, mamíferos, anfíbios e aves. Entre as espécies, há desde lagartos, até rinocerontes, passando por leões e araras.

O ambiente é ideal para passeios com crianças e famílias, pois a exuberância e a diversidade dos animais encanta pessoas de todas as idades.

O local encontra-se na avenida Miguel Stefano, número 4241. Mais informações pelo telefone  (11) 5073-0811.

Borboletário Águias da Serra

Localizado em São Paulo, na Estrada da Ponte Alta, número 4300, o Borboletário Águias da Serra é o pirmiero ambiente deste tipo em São Paulo e um dos mais importantes do Brasil. No local, há mais de 2.000 borboletas.

O objetivo do local é introduzir os visitantes ao mundo desses insetos que tanto encantam com a sua beleza e é uma ótima opção de passeio para crianças.

Parque da Mônica

Saídos da Vila do Limoeiro, os personagens mais queridos dos quadrinhos brasileiros estão no renovado Parque da Mônica.

Destinado a crianças de até 14 anos, o parque temático conta com diversas atrações e brinquedos que levam o nome dos seus personagens favoritos. A criança pode se divertir na escalada do Piteco, na Pescaria do Chico Bento, na montanha-russa do Astronauta, no atelier da Marina, entre outros brinquedos.

O parque localiza-se na avenida das Nações Unidas, número 22450. Mais informações pelo telefone (11) 5541-2531.

Amazing Balls

No Amazing Balls as crianças são estimuladas a brincar de verdade, como seus pais ou avós provavelmente brincavam. No local, elas brincam em piscinas de bolinhas e são incentivadas a resgatar brincadeiras com fantoches, rodas, entre outros. 

Na Amazing Balls não nenhum tipo de jogo eletrônico, o que vale é a criatividade. O local possui recreadores capacitados e segurança.

O endereço é Rua da Gávea, número 1014, Vila Maria. Mais informações pelo telefone (11) 2615-0854.

Museu do Futebol

Não importa a idade, basta ser um apaixonado pelo esporte mais popular do Brasil para visitar o Museu do Futebol. 

Localizado dentro do estádio do Pacaembu, o museu abre de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada custa R$6 e as sábados não há cobrança para visitação.

O telefone para contato é o (11)3664-3848 .

Museu do Futebol

Museus e Exploração de Lugares e Prédios Históricos

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Bilioteca Infantojuvel Monteiro Lobato possui um acervo de 49 mil exemplares, entre revistas de informação, literaturas, gibis, revistas e atlas. 

Voltado ao público jovem, é a biblioteca desse gênero mais antiga do Brasil e foi criada com o intuito de incentivar a cultura.

O local conta também com uma programação especial de evento e shows. Informações e programação podem ser solicitadas pelo telefone (11) 3256-4122.

Catavento Cultural e Educacional

Diferentes de parques de diversões ou qualquer outro local que tenha brinquedos, mas não menos divertido, o Catavento Cultural e Educacional é um ótimo passeio para levar as crianças. O local é um espaço interativo onde os pequenos podem ter contato direto com a ciência. Além de ver, eles podem tocar e sentir experiências únicas, que certamente mexerão com seus imaginários e as instigarão.

O Catavento localiza-se na avenida Mercúrio, s/n, Pq Dom Pedro II, em São Paulo.

Mais informações pelo telefone (11) 3315-0051.

Aquário de São Paulo

Aquário de São Paulo

Jardins Botânicos, Zoológicos, Parques Nacionais, Reservas Ecológicas e Áreas de Proteção Ambiental

Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa está instalado no prédio de três andares acima da plataforma da Estação da Luz. Concebido pela Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, o museu é dedicado à valorização e difusão do idioma. A exposição conta com recursos tecnológicos e interativos para a apresentação de seus conteúdos.

Wet'n Wild

Ideal para quem busca diversão lazer, o Wet'n Wild está localizado a apenas 30 minutos da cidade de São Paulo e a 15 de Campinas. O local conta com uma infraestrutura de aproximadamente 160 mil metros quadrados, capaz de receber até 10 mil pessoas por dia.

parque aquático conta com mais de 25 atrações, entre tobogãs, pedalinho, playground aquático inflável, arvorismo, tirolesa e piscina com ondas. O local também conta com uma área com teto retrátil, o que garante diversão até mesmo em dias de chuva. Há atrações para todos os gostos e idades, desde áreas dedicas especialmente às crianças até programações mais radicais.

O local também conta com estacionamento, segurança aquática, acessibilidade, fraldário, vestiário, área de descanso, armários, posto médico e local para alimentação.

O parque localiza-se na Rodovia dos Bandeirantes, Km 72, em Itupeva. 

Mais informações pelo telefone (11) 4496-8000.