Piso tátil garante segurança e acessibilidade para pessoas com deficiência visual


Publicado por hagah em 06/12/2012 , atualizado em 15/01/2015

O piso tátil ou ladrilho tátil é um grande aliado das pessoas com deficiência visual e baixa visão. Ele é um dos recursos utilizados para garantir total acessabilidade nos trajetos em ruas, estabelecimentos, residências e prédios públicos ou privados. Seu uso é regulamentado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especificamente pela NBR 9050.

A sinalização tátil no piso pode ser de dois tipos: de alerta ou direcional. As duas devem ser de cores contrastantes com a do piso, podendo ser sobrepostas ou integradas ao já existente.

João Alves Cunha, proprietário da Máquinas Siluejo, que fabrica pisos táteis, explica que a sinalização de alerta, conhecida pelo formato de "bolinhas", tem como função alertar a pessoa com deficiência de que, à frente, há algum obstáculo, uma escada, uma rampa, a porta de um elevador, o rebaixamento de uma calçada ou um desnível, como uma plataforma de embarque e desembarque.

Já a sinalização direcional, que tem linhas verticais, serve para orientar o trajeto e deve ser usada em áreas de circulação. A aplicação deve indicar o caminho a ser percorrido, funcionando como uma trilha.

Relativamente novo no país (a NBR 9050, que apresentou o produto, foi elaborada em 2004), o piso tátil ainda não é encontrado na maioria dos espaços urbanos brasileiros, mas é fundamental para oferecer segurança e autonomia às pessoas com deficiência visual.