Por que o agronegócio é tão importante para a economia do Brasil?


Publicado por hagah em 19/04/2013
O agronegócio brasileiro apresenta números importantes para a economia do país. É considerado um dos setores mais importantes e representa cerca de um 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB).

Para quem não sabe, o agronegócio é uma área ampla, que vai desde a produção do insumo até sua comercialização. Segundo o professor do curso de Agronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Edson José Capetti, o setor gera em torno de 30% do emprego da população economicamente ativa do país, e o Brasil tem uma capacidade imensa de produção, principalmente pelo solo fértil e pelo clima favorável.

:: Produtos para agricultura e pecuária em São Paulo

“Alguns fatores impulsionam o agronegócio brasileiro. Um deles é o solo fértil. Temos, no Brasil, aproximadamente 400 milhões de hectares, e parte ainda não é explorado. Então, podemos ter muito mais do que temos hoje. Outro fator importante é o clima favorável: várias regiões diferentes com seu clima característico. E temos, também, mão-de-obra qualificada aliada à tecnologia, que cada vez mais vem sendo aperfeiçoada para ajudar o trabalho do homem”, analisa Capetti.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, o Brasil é um dos principais fornecedores de produtos agropecuários para o mundo. Os grãos são os itens que mais pesam na exportação, seguido da carne, principalmente a de frango. O país se destaca, ainda, na produção de soja, sendo o segundo maior produtor mundial.

:: Produtos para agricultura e pecuária em Curitiba

Para Edson, o agronegócio é a esperança de 2013 para salvar o PIB brasileiro. “O setor pode amenizar a inflação deste ano. Se bem explorado futuramente, qualificando ainda mais a mão-de-obra e investindo ainda mais na tecnologia, o agronegócio do Brasil vai se destacar ainda mais”, resume o professor.