7 praias incríveis no Rio de Janeiro


Publicado por hagah , atualizado em 20/01/2017

Bastante procurado por turistas brasileiros e internacionais, o estado do Rio de Janeiro reúne belezas e paisagens incríveis ao longo do seu litoral. Dividido entre litoral sul, Baía de Guanabara (Grande Rio) e Região dos Lagos (litoral norte), é repleto de praias capazes de encantar qualquer um. Confira então as 7 praias mais incríveis do RJ e programe a sua viagem:

Ipanema

A Praia de Ipanema é uma das mais badaladas e concorridas do Rio de Janeiro. A praia que inspirou Vinicius de Moraes a escrever a canção “Garota de Ipanema” está localizada na zona sul da cidade e tem quase 3km de extensão. O posto 9 é considerado o principal ponto de encontro da praia, disputado por jovens e até artistas e celebridades.

Grumari

Também na cidade do Rio de Janeiro, Grumari é uma praia mais afastada da movimentada zona sul. O caminho para chegar até a praia, que está localizada ao fim da Barra da Tijuca, já é um passeio e tanto. Cercada por morros e costões, Grumari fica em uma região de preservação ambiental. O lugar é um dos preferidos dos surfistas cariocas, já que tem mar agitado e ondas fortes.

Arraial do Cabo

Com o jeito pacato da vila dos pescadores, Arraial do Cabo tem praias com dunas de areia branca, lagoas e mar calmo e cristalino. A cidade localizada na Região dos Lagos ainda abriga diversas espécies marinhas, como tartarugas, lagostas, arraias e até golfinhos. Para conhecer as praias mais famosas da cidade, a Praia do Forno, o Pontal do Atalaia e a Praia do Farol, aproveite e faça um passeio de barco imperdível pelas águas de Arraial do Cabo.

Búzios

Também na Região dos Lagos, Búzios é uma cidade famosa por ter belas praias e uma vida noturna bem agitada. O lugar, que já chegou a ser eleito como o melhor destino de sol e litoral do mundo, tem cerca de 20 praias com características bem distintas. A praia de Ferradura, por exemplo, é a preferida de famílias e crianças, já que tem um mar super calmo. Aqueles que querem aproveitar uma praia livre de construções e muvucas devem visitar Ferradurinha, com águas claras esverdeadas e clima aconchegante.

Ilha Grande

Ilha Grande, a maior ilha de Angra dos Reis, conta com mais de cem praias espalhadas pela região. Entre as mais famosas, estão Lopes Mendes, bastante procurada para atividades de mergulho nas águas transparentes, Aventureiro, que, como o próprio nome já diz, atrai quem quer se aventurar em campings sem energia elétrica, e a pequena Cachadaço, onde um pequeno riacho forma uma bela piscina natural.

Cabo Frio

Cabo Frio é a cidade mais urbana da Região dos Lagos. Mesmo assim, conta com praias para ninguém botar defeito. A Praia do Forte, um dos cartões-postais da cidade, possui areias brancas e águas cristalinas e calmas quando a maré está baixa. De lá, também é possível ver o Forte de São Mateus do Cabo Frio, monumento histórico do período da colonização portuguesa que defendeu a costa da região de invasões estrangeiras e de piratas.

Paraty

Na cidade história de Paraty, as praias estão um pouco afastadas do Centro. De qualquer forma, as paisagens exuberantes valem a pequena viagem. As mais conhecidas são a Praia do Sono e a Praia de Cachadaço (mesmo nome dado à praia de Ilha Grande). E não é à toa. As praias são verdadeiros paraísos cercados por vegetação e com águas cristalinas.