Qual o melhor imóvel: Novo ou Usado?


Publicado por hagah em 26/04/2010
Se você já está com o dinheiro em mãos ou com o financiamento aprovado pronto para comprar sua casa própria, espere um pouco e pense: vai comprar novo ou usado? Pois é importante saber que, em um prédio, a área útil representa a área do apartamento em si. Já a área comum é o que o prédio ou condomínio oferece a todos como: elevador, corredor, playground, piscina e todas as áreas onde os condôminos circulam livremente. Um bom passo é comparar a metragem do imóvel em que você vive hoje com o que quer comprar. Sempre procure ver o tamanho e a localização das vagas disponíveis na garagem.

Outro fator importante na hora da compra é verificar a incidência de luz e calor do imóvel. Em cidades com clima mais ameno, é interessante ter boa parte das janelas voltadas para a face Norte. Em cidade muito quente, como o clima equatorial, é importante evitar a face oeste, já que a área que o sol da tarde é mais intenso e deixa o imóvel quente durante a noite.

Para se ter uma boa ventilação da incidência de luz e calor no imóvel, no entanto, a melhor maneira é visitá-lo em horários diferentes. Essa dica é muito importante para ajudar também a verificar outros fatores como trânsito do local e o barulho que pode haver. Estes fatores, sem dúvida, ajudam na escolha de um bom imóvel, mas há uma dúvida que sempre aparece para quem vai comprar sua casa; o que é melhor: um imóvel novo ou usado?

Há vantagem e desvantagem tanto de um como do outro. Os imóveis usados normalmente são mais baratos. A relação entre metragem do imóvel e o preço é mais vantajoso no caso do imóvel usado. O valor final do imóvel de segunda mão vai depender, então, de outros fatores, como a idade da construção, a localização, a depreciação ou valorização do bairro.

No imóvel novo, apesar de pagar mais, não há gastos com reparos. É bom antes de comprar um imóvel usado, é importante ver todas as partes elétricas e hidráulicas para ver se não há nenhum problema grave. É bom sempre ver a avaliação de um profissional, seja um engenheiro, arquiteto ou técnico em edificações isso ajuda a evitar surpresas desagradáveis no futuro. É bom fazer um checape com todos os problemas e também o que você precisa mudar, e fazer um orçamento quanto você vai gastar, e se compensa. É outra vantagem do imóvel usado é perceber rapidamente problemas com infiltrações de água.

Saiba, portanto que no novo esse problema só será perceptível com o passar do tempo. Outra vantagem que casa ou apartamento usado tem é uma infa-estrutura montada com armários de cozinha, o que normalmente não acontece na compra de um novinho em folha.

Fonte: Alfam - Empreendimentos Imobiliários