Restaurantes com as melhores cartas de vinhos em Porto Alegre


Publicado por hagah em 08/09/2014 , atualizado em 07/05/2015

No Brasil, o vinho é mais apreciado nas estações mais frias, mas é uma ótima opção para celebrar bons momentos ou apenas acompanhar uma prazerosa refeição em qualquer época do ano. Mesmo com a atenção de bares e restaurantes se voltando também à carta de cervejas, a estrela das harmonizações segue sendo o vinho. Seja com boa oferta de rótulos nacionais, seleções de melhor custo-benefício, ou raridades, a carta de vinhos é um diferencial nos melhores cardápios. 

Se você quer garantir um excelente acompanhamento para o seu jantar, confira a lista do hagah com os restaurantes que possuem as melhores e maiores cartas de vinhos de Porto Alegre:

Restaurante Pampulhinha

O Restaurante Pampulhinha oferece 28 opções de pratos, todos servidos com frutos do mar como: bacalhau, camarão, filés de peixe, lagosta, lula e polvo.
Serve também risotos e truta, além de outros pratos com carne. Possui ainda um variado cardápio de sobremesas.
Em suas dependências encontra-se uma adega climatizada com mais de 3.000 rótulos de vinhos nacionais e importados.

Vinum Enoteca

Uma enoteca, uma loja de vinhos, um wine bar, um bistrô. Tudo isso forma um espaço diferente e único, perfeito para quem busca experiências marcantes. Essa é a Vinum.
Com atendimento personalizado e voltado para atender aos mais diversos perfis - desde os enófilos até os iniciantes neste universo -, a casa tem como destaque seu wine bar, que torna mais acessível o desejo de degustar diferentes vinhos. Com apoio do sistema Enomatic, é possível manter vinhos inteiramente preservados para serem servidos em taças. As opções mudam constantemente, permitindo que você deguste sempre rótulos diferentes de tintos, brancos e rosés, incluindo grandes vinhos, raros ou exclusivos.
Já o bistrô oferece diariamente três tipos de cardápio no almoço, todos compostos de entrada, prato principal e sobremesa. À noite, o serviço é à la carte, com menu assinado pelo chef Marcus Stoll.

Atelier de Massas

O artista plástico Gelson Radaelli proprietário do local fez questão de exibir seu trabalho através das pinturas expostas nas paredes do Atelier. Seu carro-chefe é a ampla variedade de massas tradicionais e especiais que a casa serve. Em seu menu encontra-se ainda 37 pratos, com porções para uma ou duas pessoas.


Oferece em suas dependências uma adega com mais de 300 rótulos de diversas origens. Possui uma carta de bebidas com 30 tipos de licores, dez grapas entre outras bebidas.


O local conta com dois ambientes, na parte térrea o espaço é cercado de telas pintadas pelo proprietário e por mais de 120 artistas gaúchos, além de um balcão de antepastos com mais de 100 itens, como frios (jamón espanhol, pastrames, carpaccios, copas e 30 tipos diferentes de queijos), frutos do mar, conservas, cogumelos e berinjelas recheadas.


No salão do piso superior, onde está localizado o toalete, também situa-se a galeria de artes. Para sobremesas o cardápio contém 15 opções, sendo algumas delas receitas italianas, como o Tiramisú.
Ticket's refeição são aceitos somente no horário do almoço.

Hashi Art Cuisine

O Hashi Art Cuisine oferece uma opção de alta gastronomia. Além do cardápio da cozinha, que inclui peixe, camarão, tulipa de bacalhau, avestruz e cordeiro, conta com um cardápio de sushis e sashimis, com opções exclusivas como camarão tempurá na palha de batata doce e salmão e atum tataki.
O chef e proprietário, Carlos Kristensen percorreu vários países, trabalhando em cozinhas de diferentes especialidades, tais como tailandesa, vietnamita, japonesa e francesa. O resultado é uma cozinha que alia técnicas modernas a ingredientes selecionados.
A casa também conta com o Espaço de Eventos. Trata-se de um salão amplo, em torno de 60 metros quadrados, com diversas possibilidades de configuração. Tem capacidade para 90 pessoas em pé, no formato coquetel e 50 pessoas sentadas, no formato jantar.
A carta de vinhos foi elaborada pelo enólogo Adolfo Lona e conta com mais de 300 rótulos entre tintos, brancos, roses, espumantes e champagnes, todos armazenados na adega situada logo na entrada do restaurante, com capacidade para 1000 garrafas.

Peppo Cucina

O Peppo Cucina está localizado no bairro Moinhos de Vento, em uma casa construída na década de 50.
Com inspiração italiana, o restaurante busca agradar do tradicional ao mais ousado dos paladares com combinações inusitadas. Molhos agridoces, massas recheadas com especiarias e risotos com carne de caça são algumas ousadias do cardápio.
Jantares, almoços, coquetéis e encontros empresariais recebem tratamento diferenciado e cardápios especiais no ambiente do restaurante ou no espaço para eventos, um local que pode ser montado pelo cliente. 
Todo dia 29 o Peppo prepara o Gnocchi como sugestão especial. A carta de vinhos apresenta exemplares nacionais e importados, conservados em adega climatizada.
O Peppo Cucina também faz parte da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.

Puppi Baggio

O Puppi Baggio tem como especialidade as massas e molhos, além de possuir uma adega no subsolo do restaurante. O destaque do cardápio é a massa com molho de carne de panela.
À noite a casa oferece pizzas d.oc. (Denominação de Origem Controlada) uma garantia de qualidade, das quais se sobressai a margherita Puppi Baggio feita com muzzarela de búfala. As receitas são tradicionais das famílias das proprietárias, de origem italiana.
A casa também integra o Cardápio do Vizinho, que acontece toda terça-feira das 17h30 às 23h, permitindo ao cliente fazer o pedido de pratos e petiscos de outras casas como Barbarella Bakery, Daimu, Dometila, Nossa Senhora do Ó e Trancoso.

Churrascaria e Galeteria Komka

Ideal para o dia-a-dia e ocasiões especiais, a Churrascaria e Galeteria Komka, fundada em 1967, reúne variado cardápio à la carte onde inclui carnes, galetos, massas, acompanhamentos, saladas e sobremesas.

Entre outros diferenciais, na Churrascaria e Galeteria Komka o cliente tem a opção de "montar" sua salada, pedir meias - porções, além de dispor de pratos especiais para as crianças.

A casa oferece carta de vinhos com aproximadamente 150 rótulos premiada pela mídia especializada, e dispõe também 40 opções de rótulos de cervejas. Destilados nacionais e importados, aperitivos e drinques. Sucos, chás e refrigerantes complementam as bebidas que acompanham refeições e confraternizações.

300 Cosmo Dining Room

O chef Luis Yagui Yoshimoto mistura cozinha peruana e japonesa no cardápio do 300 Cosmo Dining Room.