Saiba o que faz e quando procurar um urologista


Publicado por hagah em 01/06/2011


Compartilhar

O urologista é o médico que cuida da avaliação e tratamento do aparelho urinário (saiba mais abaixo), tanto masculino quanto feminino, e do aparelho genital (reprodutor) masculino. De acordo com o urologista do Hospital Moinhos de Vento, Rafael Boeno, esta especialidade médica trata clinicamente e cirurgicamente de doenças como:
· Câncer de próstata;
· Câncer de bexiga;
· Câncer de rim;
· Doenças de infertilidade;
· Doenças neurológicas da bexiga;
· Calculo renal;
· Disfunção erétil;
· Transplante de rim;
· Incontinência urinária;
· Infecção urinária.

>>Você sabe o que faz um nutrólogo?
 
O médico diz que o urologista é considerado o “ginecologista do homem”, mas ele lembra que não são apenas os homens que devem procurar um urologista. “mulheres e crianças também podem ter problemas de rim, bexiga, incontinência urinária ou infecção urinária”, diz. E ele completa: “todo homem a partir dos 45 anos deve fazer check up com um urologista e as pessoas em geral, devem procurar este médico quando tiverem sintomas de alguma doença do aparelho urinário”, explica.

O que são problemas do trato urinário?
Problemas no trato urinário são infecções, doenças, obstruções, tumores e outras manifestações que podem afetar o sistema encarregado de filtrar o sangue e eliminar os resíduos do corpo.

>>Endocrinologista: saiba a hora de procurar um

O que é o trato urinário?
O trato urinário é vital para o corpo humano, pois ele produz importantes hormônios e guarda sais importantes para a nossa saúde. Ele remove os resíduos do sangue e converte em urina. Após convertidos, o trato urinário armazena a urina até atingir certo volume e, por isso, ocorre a vontade de fazer xixi.

>>Urologistas em Porto Alegre
>>Urologistas no Vale dos Sinos
>>Urologistas no Litoral Gaúcho
>>Urologistas em Passo Fundo
>>Urologistas em Rio Grande
>>Urologistas em Santa Cruz do Sul
>>Urologistas na Serra Gaúcha


Com informações do site Urologia