Saiba o que servir para beber em seu evento


Publicado por hagah em 03/05/2012 , atualizado em 27/01/2015

As bebidas que serão servidas durante o seu evento variam conforme o estilo de festa que você quer fazer, assim como idade dos convidados, estação do ano a ser realizada e o que você vai servir para comer. Além disso você precisa saber sobre quantidades e de que maneira vai distribuir a bebida. Descubra aqui quais tipos de bebidas se adequam mais à sua comemoração.

O básico
O serviço de bebidas básico deve incluir refrigerantes (comum e diet), água mineral e cerveja. Se possível inclua algum suco ou mate, pois algumas pessoas não bebem refrigerantes.

refrigerante

Festas requintadas
As bebidas devem circular desde a chegada dos primeiros convidados. Durante o jantar, serve-se primeiro a água, depois os vinhos de acordo com os pratos.
A água é a primeira bebida a ser servida e a última a ser retirada da mesa. Os vinhos brancos acompanham peixes e crustáceos, os tintos, as carnes e aves, em geral. O champanhe é reservado para a sobremesa e os brindes, se houver. Pode-se servir champanhe durante todo o jantar, desde que seja brut.

bebida

Champanhe e espumantes
O espumante pode tanto acompanhar refeições quanto ser degustado em coquetéis e como aperitivo, precedendo uma refeição agradável. É tradicional em encontros formais e informais oferecer um espumante aos convidados como forma de recepcioná-los e na hora do brinde. O espumante é o vinho, dentre todos, que se serve mais frio, ao redor dos 9º C.

Categorias de champanhe:
- Champanhe Rosé
- Blanc de Blanc (feito apenas com uvas brancas)
- Blanc de Noir (feito apenas com uvas negras)
- Champanhe Bruto/ Zero. (Este champanhe não leva licor de expedição).
- Still champanhe

Tipos de champagne:
- BRUT ZÉRO - popular nos anos 80, não tem qualquer açúcar
- BRUT - poderá ter de 0 a 15 gr de açúcar
- EXTRA-SÉC. - 12 a 20 gr de açúcar por litro
- SÉC. - 17 a 23 gr de açúcar por litro
- DÉMI-SÉC. - o açúcar adicionado situa-se entre os 33 e os 50 gr de açúcar por litro
- DOUX - Cerca de 50 gr por litro e de produção quase inexistente.

Vinhos
Os vinhos podem ser degustados junto com a refeição ou em uma mesa de frios.

vinho

Quanto aos tipos: Brancos/Tintos
Quanto à qualidade: Medíocres/Médios/Bons/Grandes
Quanto ao corpo: Leves/Encorpados
Quanto à idade: Jovens/Maduros
Quanto ao teor de açúcar: Secos/Suaves/Doces

Para as crianças
O importante em uma festa infantil é pensar no que as crianças gostam de beber, afinal a festa é para elas. Abuse nos refrigerantes, de vários tipos, sucos e água. Você pode comprar um ou dois tipos de bebidas álcoolicas para os adultos, mas lembre-se que se trata de uma festa infantil, então nada de exageros.

Festas sem álcool por motivos religiosos ou festas de 15 anos
Sirva sucos, refrigerantes, água e varie com coquetéis de frutas sem álcool.

coquetel


Caipirinhas e drinks feitos na hora
Para servir este tipo de bebida é interessante ter um bar no evento. Você pode contratar uma empresa especializada em drinks com barman. Caso sua verba não permita contratar este tipo de serviço, coloque um garçom exlusivo à disposição dos convidados para fazer os drinks.

bebida
 
Para calcular a quantidade de bebida por pessoa é importante verificar as características dos seus convidados. Homens costumam beber mais álcool, quanto mais quente estiver, maior a quantidade de bebida ingerida por convidado. Também é importante calcular o número de crianças, geralmente elas tomam refrigerantes.

Mais algumas dicas:

- Não esqueça que os funcionários do evento também precisam beber pelo menos água - Não esqueça do gelo filtrado para whisky, caipirinha e drinks
- Coloque as bebidas para gelar no dia anterior se estiver utilizando geladeira ou freezer
- Coloque as bebidas para gelar 3 horas antes se estiver usando gelo
- Não esqueça do saca-rolhas e ou abridor para garrafas