Saúde e diversão sobre duas rodas: saiba onde e porque praticar ciclismo


Publicado por hagah em 09/02/2011



Compartilhar

Andar de bicicleta traz benefícios para o sistema cardiorrespiratório, melhorando o condicionamento físico, ajuda a emagrecer e ainda deixa mais firme a musculatura das pernas e dos glúteos. A quantidade de calorias queimadas durante a pedalada varia de acordo com o tipo de exercício executado. Em um passeio na ciclovia ou no parque gasta-se em torno de 200 calorias a cada meia hora. Em uma aula de spinning, na qual grupos de alunos pedalam dentro da academia com orientação de um professor e com muita música e motivação, gasta-se no mínimo 300 calorias a cada 30 minutos. 
 
» Academias que têm aulas de spinning em Porto Alegre
 
Para quem gosta de pedalar ao ar livre, curtindo as paisagens da cidade, as melhores opções são os parques Marinha do Brasil e Redenção por serem espaçosos, terem bastante vegetação e vistas bonitas para contemplar durante o passeio. Ainda há a opção das ciclovias da Usina do Gasômetro e de Ipanema, que têm como companhia o Guaíba.

Durante os finais de semana e feriados a pista central da III Perimetral fica fechada para o tráfego de veículos e destinada aos ciclistas, caminhantes, corredores e skatistas. São 10 km de extensão, com piso de concreto e poucas sinaleiras, o que possibilita um treino com poucas paradas. O corredor de ônibus da avenida Érico Veríssimo e toda a avenida Beira Rio também são fechadas nos finais de semana e feriados para a prática de esportes.

Outra opção para os ciclistas é a avenida Diário de Notícias, que possui uma ciclovia de 2 km de extensão. De acordo com a assessoria de imprensa da EPTC mais duas obras de ciclovias estão previstas para este ano, são elas nas avenidas Sertório, com 8 km, e Ipiranga, com 9,4 km. Em março as obras da ciclovia da Restinga , com 4,8 km, devem ser concluídas e liberadas para o tráfego.

Durante todos os dias da semana, a Vivo e a Ivo Rizzo estão disponibilizando bicicletas que ficam estacionadas no Pátio Ivo Rizzo para quem quiser passear pelo Parcão. O espaço Bicicletas oferece equipamentos para empréstimo ao público que frequenta o bairro Moinhos de Vento e redondezas.

O Pátio Ivo Rizzo está com funcionamento de segunda à sexta, das 10h às 18h. Nos sábados, domingos e feriados, o horário é entre as 9h e às 18h.

Cuidados ao andar de bicicleta:
 
-         Procure pedalar nas horas em que o sol está mais baixo
-         Use protetor solar
-         Não esqueça de levar uma garrafinha de água
-         Use roupas leves e claras no verão
-         Durante o inverno prefira as malhas, que deixam o corpo mais aquecido e não      atrapalham os movimentos
-         Proteja-se com capacete, cotoveleira e joelheiras
 
» Lojas de equipamentos e acessórios para bicicleta