Tomar água emagrece?


Publicado por hagah em 15/02/2012



Compartilhar

Você já ouviu falar que tomar água emagrece? Na realidade, a água em si não significa necessariamente perda de peso, mas ela é uma ferramenta importante no processo. Durante o emagrecimento, as moléculas de gordura se quebram e transformam-se em toxinas. Por isso, elas precisam ser removidas do sangue e eliminadas do organismo. A principal forma de retirá-las do corpo é pelos rins, por meio da urina. Por isso, beber água é importante para limpar o organismo de impurezas causadas pela perda de peso.

Além disso, ao emagrecer, o corpo perde músculo, é um processo natural. O problema é que esse tecido é rico em água. Ou seja, quanto mais peso se elimina, mais água é jogada fora pelo organismo. Consequentemente, torna-se de suma importância tomar o líquido quando se está fazendo uma dieta restritiva de calorias. Afinal, o corpo não armazena grandes quantidades de água, ela precisa ser reposta a todo momento.

» Nutricionistas em Florianópolis

beber agua emagrece
Foto: Sxc, Divulgação

VERDADEIRO OU FALSO?
:: Beber água gelada queima calorias
É fato que o organismo queima calorias quando recebe água gelada. Ele gasta energia para aquecer o líquido e manter a temperatura corporal média em 37°C. Mas a quantidade de calorias perdidas é insuficiente para auxiliar o emagrecimento.

» TOP 10 das atividades que mais queimam gordura

:: Consumir água durante as refeições engorda
Não é interessante consumir água durante as refeições, pois ela dilui as enzimas digestivas. Isso atrapalha o processo digestivo, mas não engorda. Provoca indigestão, desconforto ou refluxo. O adequado é beber líquidos 30 minutos antes de comer ou no máximo 100ml durante a refeição. Já o consumo de refrigerantes e sucos pode engordar em consequência do alto índice calórico desses produtos.

:: Muita água causa inchaço
Uma pessoa com o organismo saudável pode ingerir muita água. O excesso de líquido resulta apenas em um grande volume de urina diluída, sem que haja a perda de minerais e nutrientes. Mas uma grande quantidade de água associada a uma dieta rica em sal pode resultar em retenção de líquido e levar à sensação de inchaço. Há situações patológicas específicas (como insuficiência renal, cardíaca ou hepática) em que o excesso de líquidos pode trazer riscos à saúde.

» Endocrinologistas em Florianópolis e região

:: Quanto devemos beber?
A ingestão de água é essencial para o bom funcionamento do corpo. Mas cada pessoa tem uma necessidade individual, pois o consumo depende de fatores como peso, idade, atividade física, condições de saúde e quantidade de calorias ingeridas.


beber agua emagrece
Foto: Sxc, Divulgação

:: Fórmula
Primeiro, faça um cálculo de quanto você come por dia, em quilocalorias (kcal). A partir daí, estabeleça a relação 1:1. Cada quilocaloria consumida deve corresponder a 1 ml de água. (Exemplo: 2.500 kcal equivalem a 2,5 litros). Independentemente da dieta pessoal, o mínimo a ser ingerido são 2 litros diários.