Vale dos Vinhedos é destino certo dos turistas


Publicado por hagah em 23/06/2010 , atualizado em 12/03/2015

Com a chegada do inverno nada mellhor do que se aquecer com um gostoso vinho. Por isso, nesta estação o Vale dos Vinhedos, entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, tem sido tão procurado. Turistas do país inteiro e alguns até do exterior vem ao Sul em busca da bebida feita de uvas frescas, da gastronomia farta, da paisagem típica e do aconchego da Serra gaúcha.

Segundo a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), a projeção do fluxo para a temporada de inverno é um aumento de 10 a 15% no movimento registrado no mesmo período do ano passado. Ainda segundo a Aprovale a região dos vinhedos tem atrações o ano inteiro, mas é no inverno que a procura cresce.

O conforto dos hotéis e pousadas da região é referência em todo o Brasil. Muitos deles ficam em meio a paisagem estonteante e singular da Serra. Alguns oferecem aos hóspedes tratamentos estéticos e relaxantes com vinho, além de comercializar a bebida.

As vínicolas da região de Bento Gonçalves são as únicas do país a possuir o Selo de Indicação de Procedência, que garante a alta qualidade da bebida. Inclusive os vinhos gaúchos já foram premiados em diversos concursos internacionais.

Além dos atrativos do vinho, as cidades pertencentes ao Vale do Vinhedos oferecem aos visitantes lojas de artesanatos, com produtos típicos das culturas alemã e italiana, arquitetura que também remete a essas duas colonizações, passeios de trem, visita pelo Museu do Imigrante, que reconstrói a história do Rio Grande do Sul e até a prática de esportes radicais – a região é muito procurada para este fim graças sua geografia, cheia de montanhas e rios.