Veja como manter a forma durante o inverno


Publicado por hagah em 16/06/2014 , atualizado em 18/03/2015

No inverno é um pouco mais difícil encontrar disposição para levantar da cama quentinha e praticar qualquer esporte. Por isso, aquela corrida no parque ou na praia e até mesmo o treino na academia se tornam um martírio para alguns. Mas mesmo nessa época do ano não se pode usar o frio como desculpa para '‘fugir’' dos treinamentos, afinal, nesse período também acabamos comendo um pouco mais.

Saiba também que, quando realizamos atividades físicas com temperaturas mais baixas, nosso metabolismo acelera e o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, o que representa um gasto calórico maior do que o comum. Porém, alguns cuidados precisam ser tomados ao se exercitar no frio. Por isso, o hagah selecionou os melhores exercícios para se fazer no inverno, além de algumas dicas para evitar lesões e outros problemas. Confira:

1. Aposte nos exercícios funcionais com as “fit balls”
Os exercícios funcionais são os mais recomendados para os dias frios por representarem pouco impacto nas articulações, por exemplo. Essas atividades podem ser feitas até mesmo em casa, com alguns halteres e bolas de ginástica, as 'fit balls'.
Excelente para exercícios localizados, a fit ball permite a realização de séries de equilíbrio, indicadas para o fortalecimento de pernas, do abdômen e das costas. São ideais também para trabalhar força, flexibilidade e coordenação, além de colaborar para a correção postural.

2. “Step up”: para se exercitar em casa
Versão mais alta do step tradicional, o step up é um tipo de caixote de madeira mais resistente, com 50 centímetros. Esse acessório pode ser utilizado em casa – ideal para aquele dia frio que te deixa com preguiça de ir para a academia. Ele é perfeito para exercitar os membros inferiores – pernas e quadris – e também para o abdômen. É também uma boa pedida para realizar os treinos funcionais e, nesse caso, caneleiras com peso e halteres são muito úteis para incrementar as séries de exercícios.

3. Power Plate: ideal para ficar em forma e melhorar a circulação
O Power Plate é uma plataforma vibratória e é uma das atividades mais procuradas pelo público feminino nas academias. Além de auxiliar na queima calórica, esse equipamento promove uma melhor circulação, beneficiando o sistema cardiovascular e também é excelente para a prevenção da osteoporose. Uma aula de Power Plate dura em média 50 minutos e você pode fazê-la duas ou três vezes por semana, em casa mesmo, o que vai gerar muitos benefícios para sua saúde.

4. Treino fechado na academia
Paras quem não gosta de encarar o frio para fazer atividades ao ar livre, mas também não possui equipamentos em casa, o jeito é treinar em uma academia equipada com tudo aquilo que pode ser feito ao ar livre. Por exemplo, esteira para a corrida, bicicleta, piscina aquecida, ringues para prática de lutas, tatames e sacos de boxe, por exemplo – além dos aparelhos comuns específicos para cada grupo muscular.