Veja consertos para fazer em casa nos finais de semana - Parte I


Publicado por hagah em 20/01/2012


Compartilhar

O hagah está preparando uma série de matérias sobre pequenos consertos domésticos. Aquele interruptor que está com mau contato, a resistência do chuveiro que queimou, esses pequenos reparos que, com algumas instruções, podemos resolver sem maiores riscos. Então, mãos à obra!

Consertar torneira pingando

Pinga-pinga de torneira é uma coisa muito irritante. O gerente da empresa Marido de Aluguel RS, Alvantino Soares de Campos, já avisa: “Apertar demais a torneira é ruim”. Isso faz com que haja um desgaste maior na borrachinha que fica dentro do registro e diminui a vedação. Além disso, pode quebrar o reparo interno, ou seja, o miolo do registro. Se o problema for só a borrachinha é mais fácil. Basta comprar uma em qualquer ferragem. Elas só são diferentes entre chuveiros e torneiras, e entre registros de água quente e água fria. Com uma chave-de-boca, uma chave-inglesa ou um jacaré é possível retirar o miolo (com rosca) e substituir a borracha velha pela nova. 

» Veja a lista de ferragens em Florianópolis

Se o problema não se resolver, pode ser que o problema seja no no reparo. Caso a torneira siga pingando, é preciso retirar o reparo (a parte em que fica presa a rosca do registro) e levar a peça até a ferragem para comprar uma equivalente e fazer o mesmo processo.

Limpeza da caixa de gordura

É um processo bem simples, apesar de um pouco desagradável. Para realizá-lo é preciso um par de luvas de borracha. Abra a tampa da caixa de gordura e retire o excesso de resíduos que tiver. "Depois, pode colocar um pouco de água quente ou até algum produto como Diabo Verde", indica Alvantino. Mas cuidado com os animais domésticos. É preciso mantê-los bem longe enquanto você realiza essa tarefa.

Trocar interruptor de luz/tomada

Desligue o disjuntor do circuito onde está o interruptor que será trocado. Se você não souber dizer em qual circuito o interruptor está ligado, desligue o disjuntor principal. Verifique se tudo está desligado. Desparafuse a placa do interruptor e a remova. Desparafuse os dois parafusos que ligam o interruptor à caixa elétrica. Puxe o interruptor na sua direção, com cuidado, um pouco para fora da caixa para que você possa trabalhar.

Tire os fios do interruptor antigo. Tire os parafusos que seguram os fios e puxe-os com um alicate. Se você está colocando um interruptor paralelo ou de quatro vias, é uma boa ideia antes de tirar os fios do interruptor antigo segurar o interruptor novo junto com o antigo, verificando as posições dos fios. Conecte os fios ao novo interruptor.

Empurre os cabos de volta para a caixa, coloque o novo interruptor anexado à caixa elétrica com os parafusos. Coloque a placa do interruptor de volta e ligue a energia novamente.

» Veja a lista de eletricistas em Florianópolis

Desentupir vaso sanitário

Segurando firmemente no cabo do desentupidor, coloque a boca no buraco do toalete. A posição é essencial para obter um bom resultado. Para criar uma sucção e gerar a força para desobstruir o vaso sanitário, você tem que cobrir o cano com o desentupidor.

Em seguida, dê um empurrão com o cabo para que o meio do desentupidor mergulhe em direção ao cano. Puxe-o ligeiramente para trás para cima.

Agora repita o movimento, empurrando o cabo para baixo e depois puxando de volta para cima. Normalmente, só vai levar cerca de 5 a 10 mergulhos com o desentupidor para limpar um vaso entupido.

Rejunte do azulejo

Rejunte é aquele material  visível entre os azulejos no chão, na parede, etc. Ele preenche o espaço entre os azulejos. Existem três tipos principais de rejunte - à base de cimento, rejunte Epóxi e rejunte Furan. Destes, destacam-se duas categorias principais, lixado e não-lixado. Rejuntes lixados são utilizados para junções iguais ou maiores que 3 mm, e rejuntes não-lixados são usados para junções iguais ou menores que 3mm.

» Veja a lista de lojas de materiais de construção em Florianópolis

Como aplicar? Dependendo de qual tipo de rejunte que você irá utilizar, você pode precisar umedecer as juntas. Leia o rótulo do fabricante que deve ter esta informação. Aplique o rejunte na superfície azulejada usando uma desempenadeira de borracha ou aquela sandália Havaianas velha, cortada ao meio. Isso força o rejunte para dentro da fenda. O rejunte tem uma consistência semelhante à pasta de cimento que permitirá que você trabalhe nas juntas que precisam de alguma moldagem ou enchimento extra.

À medida que você usa a desempenadeira, tire levemente o excesso com a ponta da ferramenta. Não cave nas juntas, limpe só a superfície. Depois, passe uma esponja. Leia o rótulo do fabricante para se certificar de que não há problema em usar um pano umedecido para limpar o azulejo à medida que o rejunte vai se fixando. Na maioria dos casos, não há. Depois de completamente seco, você vai precisar de remover aquela poeira branca, que você vê por toda parte. Usando um pano branco, seco, esfregue com persistência. Depois que o rejunte estiver selado, você pode usar água em qualquer mancha difícil que ficar.


Achou difícil? Já tentou e não deu certo? Acha que o seu caso é mais complexo? Veja a lista de maridos de aluguel em Florianópolis.

Com informações de www.comofazertudo.com.br