Sua região é

Notícias

Morar em Curitiba

O que cada região de Curitiba oferece: Regional Fazendinha/Portão

O que você conhece desta parte da cidade?

A melhor maneira de saber onde morar em Curitiba é conhecer o que cada região apresenta. Então o desafio aqui é assim: separar a nossa cidade de acordo com as matrizes das Ruas da Cidadania (como base de análise), ver quais os bairros que abrangem cada unidade e fazer uma relação nestas localidades. Os itens que vamos dar uma olhada mais profunda são: Diversão, Educação, Compras, Restaurantes e Saúde!

O que cada região da nossa Curitiba apresenta de bom? Analise se estas nossas indicações são boas e atrativas para você morar nesta região!

Aproveite e veja também o Curitibairros! Veja alguns destaques do blog de Curitiba!

-Saiba tudo sobre a praça 19 de Dezembro
-Toda a glória da Praça Santos Andrade
-
Histórica Generoso Marques

Regional Fazendinha/Portão
Abrange os bairros Portão, Fazendinha, Santa Quitéria, Vila Izabel, Água Verde, Parolin, Guaíra, Lindoia, Fanny, Novo Mundo e parte de Campo Comprido.

Diversão

restaurante
A fachada MUMA

Mesmo não tão famoso quanto outros parques da cidade, o Bosque da Fazendinha tem papel importante na região com quase 73 mil m² de área verde. Nos finais de semana muita gente aproveita o dia no palco ao ar livre, nas canchas esportivas ou mesmo prepara uma carninha nas churrasqueiras. Para os naturalistas de plantão o bosque tem também um mirante e uma trilha ecológica.

O local é famoso pelos moradores por ter sido colonizado pela família Klemtz, que possuía uma olaria no local. A casa da família, construída em estilo neoclássico, em 1896 e a chaminé da olaria, fazem parte do visual até hoje.

Um ponto cultural bem forte no Portão é o Museu Metropolitano de Arte de Curitiba (MUMA), com obras permanentes de Pancetti, Guignard, Di Cavalcanti, Djanira, Portinari, Mário Cravo e Burle Marx. O centro tem outras atividades culturais - xadrez, circo,etc -, o espaço verde fica sempre cheio quando o sol aparece e a fachada do local é um marco na arquitetura da cidade.

Educação

restaurante
Pátio do Colégio da Polícia Militar

A região do Fazendinha é bem servida dos Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e a Faculdade Bagozzi é um centro de referência no Portão, mas quando se fala em educação por esta região, um dos colégios mais tradicionis de Curitiba se destaca: o Colégio da Polícia Militar do Paraná.

Criado para atender inicialmente aos policiais militares e seus dependentes, o colégio com o passar dos anos se adaptou e passou a atender a toda a comunidade. Os alunos também têm a disposição também aulas de ginástica, musculação, música através de banda e coral, equitação, cursos de informática e corpo de baile.

Para estudar no colégio, os candidatos devem passar por um teste seletivo realizado todos os anos para a 5ª série do ensino fundamental ou para o 1º ano do ensino médio.  

Compras
restaurante
O Palladium conta com 350 lojas e um cinema de primeira: O Dom Bosco Imax Theatre, que;utiliza telas no formato 15/70 mm; som digital surround com 14 mil watts de potência e poltronas de couro reclináveis;que inclinam tanto a parte de baixo quanto de cima, com braços móveis e porta copos.

E tem de tudo para todos lá! Coisas para casa das Lojas Americanas,um presentinho de pelúcia da Hyphen Presentes, um quadro rápidinho na Moldura Minutoou mesmo alguma peça mais refinada da M.Martan.

Do ladinho, quase colado, está outro shopping, um pouco mais antigo e tradicional na região. O Shopping Total sempre faz decorações temátricas (Natal, Páscoa, etc) e encontros de colecionadores de miniaturas (Hot Wheels). E as lojas vão de roupas vão des as;para ginástica da Fitnessport Roupas e Acessórios, a moda skate True Skate Board;até os modelitos infantils da Oi Oi Cara de Boi.

Gastronomia
restaurante
Pizza na lenha do Betorhino

E tem de tudo! Enquanto que a Dom Giuseppe Ristorante & Eventos, Betorhino Pizza Grill;e as Arquitetas do Queijo;fazem a festa dos amantes das massas, as churrascarias Costelas e Cia Buffet Grill, Churrascaria Grill Brasil;e Suprema Grill acertam em cheio aos amantes da carne.

E tem ainda o tradicional Maionese Dogs, para muitos um salva vidas da madrugada, com seus milhares de "X's" ( x-frango, x-egg, x-burguer, x-mignon, x-picanha, x-salada, x-bacon, x-calabresa, x-fraldinha, x-lombinho...) e o tradicional cachorro-quente, claro!

Saúde
restaurante
Farmácias para todos os lados

O Portão temum grande número de farmácias e de óticas. Muitos aproveitam as facilidades do Palladium para fazer exames no DAPI.É possível solicitar diagnóstico por imagem como ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio-x, ultrassom (ecografia), mamografia e densitometria óssea. O Fazendinha apresenta alguns laboratórios também.

Compartilhar

>

HAGAH PR

Mapa do Site - Dúvidas Frequentes - Fale Conosco - Anuncie | © 2006 hagah.com.br. Todos os direitos reservados.