Sua região é

 

No Especial de Páscoa do hagah PR você encontra dicas e informações para viajar pra o litoral ou serra e claro, muito chocolate, presentes, gastronomia, notícias e promoções.

Notícias

Páscoa 2012 em Curitiba

Conheça o preparo ideal para cada tipo de peixe

Chef dá dicas de tempero e de quais espécies são próprias para assar, cozinhar ou fritar

Os peixes, grandes fontes de vitaminas, proteínas magras e minerais, deveriam ser consumidos pelo menos duas ou três vezes por semana. O salmão, por exemplo, é o alimento mais rico em ômega 3, uma gordura insaturada que ajuda a melhorar as doenças inflamatórias e degenerativas, além de prevenir derrames e enfartes.

Se você vai reunir a família e pretende fazer deliciosos pratos com peixe nesta Páscoa, aproveite as dicas do hagah e saiba mais sobre o modo de preparo ideal dos peixes. A chef de cozinha e professora da Escola de Gastronomia Aires Scavone, Luciane Scavone, dá diversas sugestões para você caprichar no cardápio e deixar todo mundo com água na boca.

» Peixarias em Curitiba: clique aqui e confira!

Peixes para cozinhar no vapor
Cozer é uma das formas mais eficazes de se preservar os nutrientes dos alimentos e, até mesmo, a cor, textura e sabor dos ingredientes. Quando a comida é cozida a vapor, ela não entra em contato com a água, que pode endurecer e desgastar o alimento fisicamente, mas é cozida pelo intenso calor úmido do vapor que a envolve. Para cozimento no vapor, com caldos aromatizados e alguns temperos como limão, sal, pimenta dedo de moça ou grão preta, salsa e alho poró, os peixes indicados são: tainha, linguado branco, truta, namorado e anequim.

Peixe ensopado
Você prefere um ensopado de peixe? Então, saiba que se a carne estiver congelada, ela pode ser tirada do congelador e ir direto para a panela, sem a necessidade de colocá-lo em água corrente. Se o peixe for descongelado, é necessário consumi-lo. Os peixes anequim, atum, badejo, cação e meca aguentam essa variação extrema de temperatura. As dicas de tempero são sal, limão e pimenta grão preta.

Peixes assados
Na hora de assar o peixe, muito cuidado para que aqueles peixes mais magros não fiquem ressecados. Para que isso não aconteça, a dica é regar sempre a carne com os temperos ou envolvê-la em vegetais como alface e couve. Outra alternativa é utilizar o papel alumínio, que mantém a textura, os nutrientes e agiliza o preparo. Dentre os melhores peixes para assar estão o atum, a anchova, a tainha e salmão (que é uma carne um pouco mais gorda e que não tem a necessidade de estar envolvida por vegetais ou papel alumínio). Para o tempero, a chef recomenda basicamente limão e sal.

» Quer encontrar uma variedade de peixes? Então você precisa dar uma passadinha no Mercado Municipal!

Peixes grelhados
Os peixes grelhados são uma alternativa supersaborosa para quem vai cozinhar nesta Páscoa e, além disso, fazem muito bem para a saúde. Uma pesquisa da Harvard School of Public Health, em Boston, comprovou que consumir peixe grelhado de uma a quatro vezes por semana, diminui em 27% o risco de enfarto em pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. Se você optar por um grelhadinho de peixe, procure por linguado branco, tainha, robalo, salmão e badejo. E como tempero utilize sal, limão e tomilho.

Peixes fritos
O tradicional peixe frito é o preparo preferido da maioria dos brasileiros. Mas é necessário tomar muito cuidado na hora de escolher o peixe para não optar por aqueles que, por si só, já são os campeões em gordura. . Ao comer apenas 300 gramas de pescadinha ou sardinha, por exemplo, 90% da cota diária de gordura recomendada é ingerida. Se você preferir os fritos, escolha peixes como badejo e namorado, pois eles são os mais leves. Como tempero alho, sal, limão e louro.

Compartilhar

HAGAH RS

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie

© 2006 - 2010 hagah.com.br hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS