Guia de Saúde no Paraná | hagah PR

Encontre tudo que você precisa para sua saúde no hagah. Clínicas, hospitais, médicos, cirurgia plástica, exames, farmacias, dentistas e muito mais em Curitiba e no PR.

Buscar por saúde no Paraná:
 

Notícias

Saúde em Curitiba

Activia, Yakult e outros produtos que prometem benefícios para sua saúde

O hagah preparou uma lista com prós e contras de alguns industrializados que estão na sua cozinha

Quando você vai ao supermercado, as prateleiras estão cheias de produtos com propagandas tentando te convencer a comprá-los. Nas embalagens estão escritas “sem gordura trans”, “100% natural”, “deixa o intestino funcionando como um reloginho”... Ok, elas são tentadoras, mas até que ponto esses alimentos ajudam sua saúde? Eles realmente são funcionais?

Listamos alguns alimentos industrializados para o nutricionista Diogo Correa de Oliveira Reis, da Nutrientes – Nutrição e Suplementos, que avaliou a eficácia e apontou os possíveis malefícios.

:: Activia
Essa é uma dúvida bem comum. Muita gente compra Activia no supermercado e jura que o iogurte age na flora intestinal, melhorando o problema de prisão de ventre. Outras não sentem diferença e descartam qualquer ajuda desse tipo. Para o nutricionista, o Activia não é muito indicado. “O Activia atrapalha, na verdade, porque ele joga fora algumas bactérias necessárias que estão no intestino, atrapalhando o bom funcionamento”.

activia regula o intestino
Foto: Site Oficial Danone, Divulgação

Segundo ele, o que regula o intestino são os próprios alimentos. “Hoje, a melhor forma de se manter um intestino funcionando é fracionar as refeições de três em três horas, dando o trabalho natural da digestão. Qualquer alimento que force o intestino a funcionar sem ser de forma natural irá prejudicar a flora intestinal.

>> Dicas para regular o intestino preso

:: Yakult
O leite fermentado Yakult pode ajudar no intestino pois restabelece a flora intestinal. Quanto mais equilibrada a flora estiver, melhor o funcionamento do intestino. Mas atenção: o consumo excessivo pode causar diarréia.

alimentos que fazem bem para a sua saúde
Foto: Divulgação

>> Nutricionistas em Curitiba

:: Densia (iogurte da Danone que propõe a reposição do cálcio)
“O Densia seria uma forma mais cara de vender cálcio. Se o cálcio retirado do Densia vem de algum alimento, então, por que não consumir o próprio alimento?”, questiona Diogo. Para o nutricionista, a forma mais fácil de obter todas as vitaminas e minerais que o corpo humano precisa, em quantidades diárias, é consumir um polivitamínico, que irão ajudar em todas as funções vitais. “Com certeza o valor biológico do alimento é cem vezes melhor do que de produtos industrializados”, reforça.

densia danone calcio
Foto: Site Oficial Danone, Divulgação 

>> Propriedades dos alimentos funcionais

:: Leite de soja
O leite de soja não vai trazer nem malefício nem benefício (são as propriedades que irão ajudar no paladar de uma refeição). “As propriedades da soja estão na soja, e na soja de forma isolada. Os leites de soja não irão trazer nenhum beneficio da soja”, observa.

alimentos que fazem bem para a sua saúde
Foto: Adriana Franciosi, Divulgação 

:: Pão integral x pão francês
“Substituir o pão francês pelo pão integral é a melhor coisa a ser feita. Eles têm praticamente a mesma quantidade de carboidratos: um pão francês equivale a três fatias de pão integral fatiado”, conta Diogo. Quanto mais rápido os carboidratos na forma de glicose caírem na corrente sanguínea, maior a produção de insulina e mais rápido essa energia será consumida, dando novamente a sensação de fome.

A digestão do pão branco é rápida, portanto a energia proveniente da glicose encontrada nele estará disponível muito rápido, fornecendo, então, energia, também de forma rápida, podendo aumentar os estoques de energia.

alimentos que fazem bem para a sua saúde
Foto: Stock Photos, Divulgação

Para quem quer emagrecer, o pão branco é um inimigo muito perigoso. “Quando o assunto é emagrecimento, carboidratos de absorção rápida, como por exemplo pão branco, devem ser retirados da dieta. O ideal é dar preferência para fonte de carboidratos de absorção lenta, como o pão integral, porque vai dar saciedade e também vai ajudar no aproveitamento das fontes de energia de forma geral”.

:: Azeite de oliva
Também considerado como alimento funcional, o azeite de oliva tem centenas de propriedades benéficas para o organismo: reduz o colesterol, controla a pressão arterial, auxilia no metabolismo de gorduras e ajuda na manutenção de peso. “Uma das dificuldades quando se fala em perder peso atualmente é desprezar o consumo de gorduras essenciais como o azeite, por exemplo”.


alimentos que fazem bem para a sua saúde
Foto: Divulgação

Compartilhar

HAGAH PR

Comentários

Angelo

Denuncie este comentário

Só não concordo com a parte do Yakult. Ele tem poucos probióticos. Quando esses probióticos chegam no intestino, não são páreo para colonizar o intestino, pois os que já estão lá estão em muito maior número.

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS