Sua região é

 

Encontre tudo o que você precisa para sua casa no hagah. Decoração, arquitetura, jardinagem, construção, segurança, móveis e muito mais em Porto Alegre e no RS.

 

Notícias

Decoração

10 soluções para espaços pequenos

Arquitetos dão dicas de como usar a decoração para aproveitar melhor os espaços



Compartilhar

O espaço pequeno em casa pode ser muito bem aproveitado e com isso deixar seu lar mais aconchegante e funcional. Cada projeto é único e tem suas particularidades, entretanto existem regras gerais de como dar a ilusão visual de amplitude e, com isso, proporcionar maior conforto. "É sempre um desafio a mais à criatividade, pois nestes casos a funcionalidade deve estar totalmente interligada com a estética a fim de otimizar os espaços reduzidos”, comenta a arquiteta Letícia Paes. Preste atenção nestas dicas básicas sugeridas por ela e mais três especialistas:

1 - Móveis sob medida são essenciais em espaços pequenos. “A primeira coisa que tem que fazer no projeto é desenhar um layout do mobiliário para aproveitar cada cantinho, sem prejudicar a circulação”, indica o arquiteto Rogério Pandolfo. “Claro que sempre de acordo com as necessidades do cliente”, complementa.    

 SOB MEDIDA

 SOB MEDIDA
Sugestões de móveis sob medida para cozinha e dormitório da Encanto Móveis - Italínea.

>> Confira outras lojas de móveis sob medida que oferecem h bônus

2 -  O reflexo do espelho dá ilusão que há mais espaço. “O espelho é sempre um aliado, a gente chama de coringa. Ele ajuda a neutralizar quando tem elementos demais”, esclarece Pandolfo.

3 - Além dos espelhos, vidros claros e móveis em laca também são indicados para espaços pequenos. “Aproveita-se o reflexo do móvel e transparências, fazendo assim com que amplie a percepção de perspectiva do ambiente”, explica a arquiteta Liz Ribeiro.

4 - Listras horizontais são aliadas dentro desta proposta, pois dão ideia de alongar o espaço. Na decoração, tapetes com listras são uma boa dica.
 tapete 
Tapete Sisal Natural, à venda na Expresso do Oriente.

5 - Cores claras dão sensação de amplitude. Portanto, é preferível optar por esses tons para móveis e paredes. Se quiser usar um papel de parede, escolha os com estampas em cores cruas.

6 - Iluminação bem feita é o charme final de um projeto com metragens apertadas. Além do plafon ou lustre central, lâmpadas direcionadas auxiliam a dar ideia de amplitude. “No living sempre uso dicroica fazendo o efeito wall off, direcionando a luz para parede, porque não esquenta a pessoa que está sentada no sofá e nem o ambiente”, exemplifica a arquiteta Bárbara Essig.

 cores claras e iluminacao focada
Cores claras e iluminação focada em projeto de Bárbara Essig.
 cores claras e espaços conjugados
Cores claras em paredes e móveis, laca alto brilho no acabamento do painel do home theater com móvel de porta de correr que abriga espaços para guardar álbuns, DVDs e CDs. Ambiente criado pela arquiteta Bárbara Essig.

7 - “A utilização de persianas em vez das cortinas de tecido é um recurso que ocupa menos espaço”, comenta Letícia Paes. Neste caso, para dar um charme extra, pode-se utilizar um acabamento com reposteiros em cortinas de voal.


 persianas
Persianas em vez de cortinas e aparador em laca. Projeto de Bárbara Essig.


8 - Em uma reforma ou mesmo no momento da construção, um recurso que dá amplitude visual é fazer sancas (uma espécie de sulco no gesso) no forro. Como na foto abaixo, em projeto do arquiteto Rogério Pandolfo, em um apartamento de 65 m² na zona Norte da Capital.


 sanca

“Na sala fiz uma sanca no forro que desce também no móvel de marcenaria em laca alto brilho, que com isto proporcionou amplitude visual ao apartamento. Coloquei um tecido personalizado dentro desta sanca para ficar com a cara dos donos”, comenta Pandolfo.

9 -  Integrar ambientes é comum em projetos modernos, por ser extremamente importante no sentido de aproveitar melhor os espaços.  “É o caso da tão utilizada cozinha americana, que amplia visualmente a área do living”, sugere Letícia.

10 - Com o recurso de portas de correr no lugar de paredes, a tática de integrar ambientes pode ir além. O arquiteto Rogério Pandolfo, deu mais uma funcionalidade ao quarto de hóspedes. Ele derrubou as paredes e colocou portas de correr com acabamento de vidros pretos, e criou uma área conjugada a sala, perfeita para receber muitos amigos.



 portas de correr
As portas de correr foram instaladas no lugar da parede. Quando aberto o espaço se torna um complemento da sala de estar e acomoda um número maior de pessoas. Se a visita vai passar a noite, é só fechar as portas de correr e abrir o sofá-cama. Projeto de Rogério Pandolfo.


Fotos: Divulgação


Links Úteis
>> Arquitetos em Porto Alegre
>> Arquitetos na Serra Gaúcha
>> Arquitetos no Litoral Gaúcho

HAGAH RS

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS