Sua região é

 

Encontre tudo o que você precisa para sua casa no hagah. Decoração, arquitetura, jardinagem, construção, segurança, móveis e muito mais em Porto Alegre e no RS.

 

Notícias

Casa e Jardim

Casa adaptada para idosos: veja dicas de segurança e conforto

Evite acidentes com medidas simples

A população vive cada vez mais. A média atual de vida dos brasileiros, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é de 73 anos. Por isso, para garantir o conforto e segurança daqueles que por tanto tempo cuidaram de nós, as adaptações em casa são necessárias. Veja as dicas e eleve a qualidade de vida dos idosos de sua família.

Um dos maiores perigos que cercam os idosos são as quedas. As causas mais comuns de acidentes em casa são os obstáculos que se encontram pelo caminho. Pode ser um tapete, um piso molhado, um móvel que deixa pouco espaço para passagem ou até um degrau. O banheiro é o lugar com maior incidência de acidentes graves, primeiro porque muitos idosos querem preservar a privacidade e chaveiam a porta, e segundo porque o local costuma ficar com frequência úmido e escorregadio.

Adaptações para o banheiro – No chão do banheiro (o maior causador de quedas) há duas opções: piso antiderrapante e tapete de borracha que gruda no chão. As barras de apoio, fixadas nas paredes, também são importante e podem evitar os tombos quando faltar equilíbrio. No chuveiro, algumas vezes pode ser necessária uma cadeira de plástico para a pessoa tomar banho sentada.

Abaixo, um modelo de tapete antiderrapante, encontrado no Carrefour. Tapete antiderrapante
As barras de apoio são encontradas em lojas de materiais de construção e lojas de produtos ortopédicos. Abaixo, os modelos encontrados na Wiesbauer. Barras de apoio

Ainda no banheiro, é interessante que o vaso sanitário seja elevado e barras de apoio sejam instaladas nas laterais. Assentos removíveis, que elevam a privada (encontrados em lojas de produtos ortopédicos), são uma boa opção para quem não quer trocar o vaso. Ao invés de box de vidro, prefira um material não cortante, como cortinas de plástico.

O modelo de assento, também da Wiesbauer, já vem com barras de segurança. Elevação do vaso sanitário

Escadas - uma sinalização de cor contrastante na ponta do degrau ajuda os idosos que não enxergam bem. O corrimão deve ser firme e ficar dos dois lados, começando antes da escada e terminando um pouco depois. É importante que a altura entre os degraus não varie e que eles não sejam muito altos.

Corredor – Os corredores também merecem atenção, principalmente os que ficam entre o quarto e o banheiro. O caminho deve estar livre e ser bem iluminado para evitar tropeços. O ideal é sempre deixar uma luz acesa ou usar os sensores de presença. Tapetes nos corredor são um perigo para pessoas de idade.

Quarto – A cama não deve ser muito alta nem muito baixa, os pés devem apoiar totalmente no chão quando o idoso estiver sentado. Para ajudar a calçar os sapatos, uma poltrona do lado da cama é o ideal. O bidê deve ser 10cm mais alto do que a cama, além disso ele deve ficar ao alcance das mãos sem ser necessário levantar, ter pontas arredondadas e ser fixado no chão – caso seja necessário se apoiar. Com um interruptor do lado da cama é possível controlar a luz mesmo deitado.

>>Chame um eletricistas para instalar o interruptor

Sala – De novo, os tapetes são os vilões, evite-os mesmo na sala. Um sofá confortável, com almofadas (para acomodar as costas) e apoio para os pés é ideal para assistir televisão. Os controles remotos devem ter um lugarzinho reservado ao alcance de quem está sentado. A estante com a TV também deve ser fixada no chão. Além disso evite enfeites que possam quebrar e machucar alguém.

Aqui, puff que serve de apoio para os pés da Tok&Stok. Apoio

Na sala de jantar, a mesa deve ter o tamanho de acordo com a altura do idoso e pontas arredondadas. Evite tabuões soltos ou de vidro. As cadeiras sem braço facilitam a acessibilidade. Na hora das refeições deixe tudo ao alcance do idoso, mas se possível, não fiquei lhe alcançando tudo, para que ele não se sinta envergonhado.

Cozinha – De novo as barras de apoio são grandes aliadas. Os armários não devem ser muito altos e os objetos mais utilizados devem estar ao alcance. Aqui, o chão antiderrapante também é uma boa ideia.

>> Lojas de produtos ortopédicos na Grande Porto Alegre
>> Lojas de produtor ortopédicos na Serra

Outros objetos que podem ajudar na locomoção e conforto dos idosos:
Almofada 
Almofada para acomodar as costas da Fom.
Massageador
Massageador para o pescoço encontrado na Serwital.

Colchão
Colchão que promove bem estar e previne escaras, encontrado na loja Pé de Apoio. Andador
Andador - encontrado na Pé de Apoio.

HAGAH RS

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS