Sua região é

 

Encontre tudo o que você precisa para sua casa no hagah. Decoração, arquitetura, jardinagem, construção, segurança, móveis e muito mais em Porto Alegre e no RS.

 

Notícias

Casa e Jardim

Como evitar e combater a umidade dentro dos ambientes

Saiba diferenciar umidade climática e infiltração

Nesta época do ano ouve-se falar muito em umidade, em função das mudanças bruscas de temperatura. Mas você sabe diferenciar quando a umidade é causada por eventos climáticos ou quando é uma infiltração?

Umidade nas paredes e forros, bolhas na pintura, manchas e mofo são problemas comuns em apartamentos e casas. O que fazer nesses casos? Como identificar cada um?

Orientação solar, ventilação e climatização são os três principais fatores que podem ajudar a evitar problemas de umidade, diz a coordenadora de pós-graduação em Arquitetura de Interiores Maria Isabel Marocco Milanez, da faculdade de Arquitetura da Uniritter. A ensolação natural é a ideal para manter o equilíbrio de temperatura entre os ambientes interno e externo.

» Arquitetos em Porto Alegre

Aquele aspecto "suado" nas parede das residências se dá em função das mudanças na temperatura da rua. Por exemplo: em dias em que está muito frio na rua, o normal é que dentro dos ambientes também esteja frio, mesmo que com menor intensidade. Porém, se a temperatura externa começa a aumentar, a umidade natural do interior dos ambientes começa a se condensar nas paredes.

É como um copo de água gelada em um dia quente: como o conteúdo de dentro está mais frio que o ambiente, o copo “sua” no lado de fora. O técnico Cláudio Giovan Argiles, do Instituto da Construção, afirma que 95% dos casos de umidade ocorrem por eventos atmosféricos. Para piorar, a umidade do ar, quando acima de 75%, facilita a proliferação de bactérias e fungos. Nestes casos a melhor alternativa é abrir as janelas e deixar o ambiente mais arejado possível. Uma maior troca de ar faz com que a umidade não condense com a mesma intensidade e comece a evaporar.

Climatização
Uma sugestão é usar desumidificadores, aparelhos feitos para tirar a umidade do ar - por exemplo, o vapor que fica no banheiro após um banho quente. O ar-condicionado pode ser usado para esse fim, já que a maioria dos aparelhos com as funções quente e frio possuem a função desumidificadora.

 assunto

Banheiros e closets são as áreas da casa com maior insidência de umidade, porque geralmente possuem aberturas pequenas ou mesmo nenhuma, no caso dos closets. Para esses, a arquiteta Márcia Heck indica que existem aparelhos anti-umidade que absorvem o excesso de umidade do ambiente.

 assunto 

Ventilação
Para a ventilação, o ideal é que o imóvel tenha aberturas voltadas para a direção de onde vem o vento predominante de cada região. Mesmo que não seja o caso, é importante abrir janelas em diferentes cômodos, permitindo a circulação do ar. Mas atenção: como o ar da rua, muitas vezes, também é úmido, o melhor horário para deixar o vento entrar é entre 10h e 15h. O ideal é que haja ventilação constante.

Mofo nas Paredes
Cláudio é categórico, "se as paredes estão mofadas, com bolhas ou manchas é sinal de infiltração". O primeiro passo é identificar onde é a infiltração. A localização do problema deve indicar sua origem: se está na parte superior da parede, é provável que a umidade venha do telhado ou da calha, por exemplo. Manchas próximas ao piso sugerem problemas na impermeabilização da fundação. Para bolhas no meio, as hipóteses óbvias são infiltração da rua ou algum cano quebrado.

 assunto

Márcia salienta que um dos locais mais comuns é a fachada externa das edificações em função da água da chuva. Para recuperar uma parede com infiltração é necessário que se raspe a tinta e faça um tratamento contra umidade, para que o problema não volte.

 assunto

O processo inclui impermeabilização externa e interna, sendo que esta última pode ser feita com materiais como a manta asfáltica, por exemplo - como o nome indica, é feita de asfalto, impermeável. No final vêm as demãos de selante e tinta acrílica antimofo na parte de dentro. A tinta epóxi é outro recurso bastante utilizado em paredes da cozinha como alternativa.

Piso
A aparição de umidade no piso é sinal de que a impermeabilização não foi bem feita e a água do solo está se infiltrando. Em pisos como parquet é visível o apodrecimento dos tacos. Neste caso, é preciso retirar todo o piso e refazer a impermeabilização com manta asfáltica ou outro produto semelhante para em seguida recolocar o piso.

Maria Isabel aconselha ainda atenção especial aos rejuntamentos, de material poroso e que também são fontes de infiltração, comumente em edifícios. "A água entra em qualquer fissura e é difícil detê-la, por isso as vedações precisam estar bem feitas", diz. A sugestão é fazer a manutenção da casa em todas as estações do ano, e tomar uma atitude assim que forem percebidos quaisquer problemas.

HAGAH RS

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS