5 cervejas artesanais gaúchas para experimentar


Publicado por hagah , atualizado em 26/07/2016

Para um bom amante de cervejas não há limites. O estilo de cerveja pode variar muito conforme o seu preparo e os seus ingredientes, o que gera variedades dentro dos estilos, como uma subcategoria. Os três tipos que podemos encontrar são as Lagers, Ales e Lambics, todas com diversas variações. O que você acha de expandir os seus conhecimentos com 5 Cervejas Artesanais Gaúchas?

Tupiniquim - Chocolate

A Tupiniquim Chocolate pertence a categoria das Ales, sendo uma cerveja do estilo Sweet Stout, ou seja, ela recebe adição de açúcar em sua receita. Sua coloração é marrom, bem próxima do preto, possui um creme de cor bege e levemente resistente, com aroma e sabor de chocolate, bem equilibrado e não muito doce.
Ela pode ser harmonizada com sobremesas à base de chocolate, cheesecake e tiramisu.

Ruradélica - Jungle

A Jungle da Ruradélica pertence a família das Ales, sendo uma American Pale Ale. Ela é o verdadeiro retrato da selva! Sua composição conta com um blend de lúpulos que lhe confere notas tropicais, oferecendo aroma de manga, abacaxi, pêssego e pomelo, o que faz dela uma cerveja bem cítrica.
Você pode harmonizar com pratos salgados, como guacamole, burritos, empanadas e chilli.

Coruja - Labareda

A Labareda da Coruja faz parte do grupo Lager, por ser uma cerveja que foge do comum, é possível enquadrá-la em duas subcategorias, a Specialty Beer (Keller) com a Spice Beer (pimenta). Seus ingredientes lhe conferem uma linda coloração âmbar, com um boa formação de creme. Logo de cara é possível notar seu sabor adocicado do malte, seguido por um amargor sutil, sendo uma cerveja equilibrada com um final levemente picante.

Combina bem com pratos que possuem derivados de leite, o que acomoda a sensação picante, como o Roghan Gosht, que pertence a culinária Indiana e que leva iogurte em sua receita.

Seasons Craft Brewery - Pacific Extra Pale Ale

A Pacific é uma releitura do estilo clássico American Pale Ale, ficando entre uma APA e uma IPA, o que lhe confere um aroma marcante da IPA e um sabor mais amargo de uma APA. Ela exala aromas cítricos como limão, grapefruit e um misto de frutas tropicais como maracujá, mamão e abacaxi, originados das variedades de lúpulos australianos.  
Vai bem com carne assada, frango assado e kebab de carne.

Barco - Thai Gengibre

A cerveja weiss é feita à base de trigo, pertencendo ao grupo das Ales, porém essa cerveja da Barco não é nada tradicional. A Thai proporciona uma experiência diferente para quem gosta de cerveja com muita personalidade, leve e refrescância. No seu aroma é possível sentir o gengibre, que traz notas condimentadas, mentoladas e ao fundo acompanha o cravo.

Essa cerveja harmoniza bem com peixes e sushi.

Cerveja Bônus - Bohemia Caá-Yari

A Caá-Yari é a dica bônus para vocês, pois ela não é uma cerveja gaúcha, mas tem toda a personalidade de uma. Sendo uma Belgian Blond Ale, que é um estilo levemente adocicado e encorpado, na qual leva o amargor da erva-mate. É uma bebida complexa, perfumada, cremosa e com presença perceptível do malte.


Harmoniza perfeitamente com peixes como tilápia grelhada, frutos do mar, queijos semiduros e massa quatro queijos.