5 cursos indicados para dar um up em seu currículo


Publicado por hagah em 08/07/2014 , atualizado em 14/01/2015

 

O mercado de trabalho tem se tornado cada dia mais concorrido e é preciso se destacar entre os concorrentes. Só a experiência prática não basta na hora de conseguir um emprego e ter a formação superior já não é mais um diferencial. Por isso, incrementar o currículo com cursos pode ser um excelente investimento para uma nova colocação profissional, ou até mesmo na hora de renegociar com seu atual chefe aquela promoção tão desejada. Para lhe ajudar, indicamos 5 cursos que vão dar um up em seu currículo.

Priorize o estudo dos idiomas
Saber Inglês é fundamental. Além das vantagens de seleção de emprego, o candidato tem acesso a conteúdos globais para otimizar seu conhecimento e isso mostra que não está preso às barreiras da comunicação.

Lembre-se que ter conhecimento em um segundo idioma pode aumentar também sua faixa salarial em até 52%, segundo pesquisa da Catho. Uma terceira língua é o próximo passo para manter-se à frente no mercado de trabalho, o que mostra que o indivíduo não tem limitações cognitivas para o aprendizado – e não se contenta com o básico.

Informática
Domínio nas ferramentas de edição de textos, gráficos e planilhas é o básico para qualquer pessoa que esteja no mercado de trabalho – em qualquer parte do mundo. Porém, possuir um curso focado em apresentações será muito útil para que o funcionário se destaque, qualquer que seja sua área de atuação. Isso porque as empresas precisam cada vez mais demonstrar projetos ou mostrar resultados em apresentações cheias de recursos visuais.

Aposte no marketing pessoal
Temas jurídicos, Língua Portuguesa ou Comunicação. Não importa a sua área de atuação, lembre-se que vale a pena investir na gestão de desenvolvimento pessoal.
Perder a vergonha de falar em público também abre portas, até mesmo para uma segunda opção de fonte de renda, como ministrar palestras ou cursos em uma área de sua especialidade. Cabe dizer também que, dentro da empresa que você já trabalha você ganhará destaque se for um funcionário que melhor se expressa e que sabe vender sua imagem usando de marketing pessoal.

Empreendedorismo
Tanto na parte de gestão de negócios quanto no que diz respeito a liderança, os cursos voltados ao empreendedorismo lapidam as características que você já tem e te ensinam técnicas para aprimorar o que precisa ser melhorado – tanto em aspectos profissionais quanto pessoais.

Por isso, mesmo para quem quer fazer carreira em empresas, beneficia-se do aprendizado, pois as companhias verão com bons olhos os colaboradores pró-ativos, com visão de negócios e que estejam se preparando para assumir cargos de liderança. O Sebrae, por exemplo, oferece cursos gratuitos nessa área.

Cursos de extensão
Aprimorar em determinada especialidade, com o intuito de complementar o conhecimento e fazer com que o profissional ganhe mais experiência e reconhecimento no mercado de trabalho: esses são os principais objetivos de um curso de extensão. Vale lembrar que a maioria desses cursos é disponibilizado apenas para quem já possui graduação completa, o que demonstrará um  interesse em aprender sempre mais.

Universidades do mundo todo oferecem opções de aulas gratuitas online. Da mesma forma, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Ministério da Educação, oferece cursos que abrangem áreas diversas como saúde, informática, agronegócio, turismo e gastronomia, entre outras.

Aproveite nossas dicas e não perca a chance de enriquecer o seu currículo. Você já fez algum curso para deixar seu currículo mais atrativo para concorrer a cargos melhores? Conte para a gente qual tipo de qualificação foi mais importante para a sua carreira e complemente nossas dicas.