5 dicas de decoração para o jardim da sua casa


Publicado por hagah em 23/06/2014 , atualizado em 20/01/2015

Cheio de diferentes cores, texturas e cheiros, um jardim é capaz de transformar a decoração de um ambiente. Além deixar o espaço mais bonito, sempre traz leveza, tranquilidade e harmonia. Porém, alguns detalhes são preciosos para manter a aparência impecável e dar ainda mais graça ao seu lar. Confira nossas dicas:

1. Aproveite melhor os espaços

 jardim

Não é necessário ter um espaço grande para ter um jardim em casa. Espaços pequenos que, muitas vezes, são esquecidos, podem ser melhor aproveitados se utilizados com este fim.

Ilumine sua casa com um jardim de inverno
Uma opção interessante para quem tem o espaço restrito é a criação de um jardim de inverno, que traz aconchego e beleza para dentro do lar. Para criá-lo, basta que o local escolhido seja perto de uma entrada de luz, podendo ser embaixo de escadas e até em uma varanda. Essa opção é ideal para quem mora em apartamento.

Jardim vertical: ideal para quem mora em apartamento
Outra dica para aproveitar um espaço pequeno é optar por um jardim vertical, que consiste basicamente em montar painéis e pendurar os vasos na parede. Esse tipo de disposição das flores fica lindo para orquídeas, por exemplo. Você pode, inclusive, incrementar com uma pequena horta para temperos.

Que tal plantar algumas árvores?
Para quem tem um espaço grande, com um belo jardim no quintal, a utilização de árvores, inclusive frutíferas, é uma excelente opção. Dessa forma, o verde trará mais beleza e tranquilidade à sua casa e você ainda poderá aproveitar, junto com sua família, de alimentos orgânicos.

Harmonize o ambiente através das cores

 jardim

Independente do tamanho do seu jardim, as flores devem ser combinadas. O verde das folhas já é uma cor fantástica que, por si só, alegra o ambiente. Porém, para um ambiente mais colorido, você pode apostar em vários tons de uma mesma cor em flores da mesma espécie. Ou pode apostar, também, em vários tipos de flores da mesma cor, alternando a textura e o tamanho.

Combine cores contrastantes
Cores fortes e contrastantes como amarelo com roxo ou laranja com azul são excelentes escolhas para um visual mais marcante. Porém, misturas mais sutis com cores próximas, como a combinação do lilás com rosa ou vermelho com laranja, também ficam bem bacanas, mas mais delicadas e discretas.

Aposte nos itens de decoração para colorir o seu jardim
Outra maneira de usar as cores é utilizando vasinhos coloridos. Uma opção econômica é pintar os que você já têm. Mas lembre-se sempre de combinar as cores de forma harmoniosa para não ficar muito extravagante.

Seja criativo e decore seu jardim com pouco

 jardim

Ideias inovadoras com objetos que podem ser encontrados em casa dão um toque impressionante na decoração. Você pode usar, por exemplo, pneus pintados com tinta colorida, para servir como grandes vasos de flores. Além disso, garrafas pet podem ser recortadas e penduradas nas paredes, ou mesmo garrafas de vidro penduradas com pequenas flores. Todos esses itens contribuem para deixar o jardim ainda mais bonito.

Aposte também em caixotes e paletes. Eles podem ser encontrados em feiras e podem servir como apoio para vasos ou como bancos. Pintá-los com tintas coloridas é outra boa alternativa.

Faça do seu jardim um espaço de descanso

 jardim

Existem ainda outras ideias muito econômicas como, por exemplo, utilizar pedras na decoração, seja em volta das flores ou para criar um caminho. Nos casos de jardins grandes e externos, reservar um espaço para descanso deixará ainda mais confortável. Nesse caso você pode apostar em artigos como redes, bancos com almofadas coloridas ou mesmo em um conjunto de mesa e cadeiras.

Conte com um especialista
Mesmo depois das nossas dicas, é importante procurar um especialista em jardinagem. Além de montar o jardim, ele também te dará dicas para os cuidados com a terra e com as plantas, que precisam ser constantes. A ajuda de um especialista é fundamental para a saúde do seu jardim.

Agora ficou mais simples e fácil ter um jardim em casa, não é mesmo? Aproveite nossas dicas e transforme-o em um lugar de paz, beleza e tranquilidade. E você, já tem um jardim em sua casa? Tem alguma outra dica para decoração deste espaço? Conte para a gente nos comentários.