Cinco dicas para ficar em forma para o verão


Publicado por hagah em 31/08/2012 , atualizado em 22/01/2015

A Operação Verão já começou! A poucos meses do início do verão, é hora de caprichar na malhação ou, para alguns, começar, de vez, a praticar uma atividade física. Com disciplina e orientação de um profissional de educação física, é possível chegar bem na estação mais quente do ano!

“Quem tem pressa, é fundamental disciplina, tanto no treino quanto na alimentação. Não adianta ter um gasto calórico alto e depois repor na comida”, explica o professor de educação física e personal trainer Fabiano Cristopoliski. Ele também deu outras dicas para se preparar e terminar 2012 com tudo em cima!

  • Primeiro: faça uma avaliação física. “O acompanhamento de um profissional de educação física, para orientar quais as atividades adequadas devem ser feitas, é fundamental. Temos que analisar também o histórico e a condição física da pessoa para fazer um cronograma de exercícios”.
  • Segundo: quantidade não é qualidade. “Não adianta se desesperar e achar que ficando horas na academia vai alcançar o resultado. O descanso também faz parte do treino. O organismo precisa descansar para se recuperar para o próximo estímulo. A pressa pode ocasionar a lesão”.
  • Terceiro: misture exercícios aeróbicos com a musculação. “A musculação é a base. Ela vai fortalecer os músculos e te dar mais apoio para outros exercícios”.
  • Quarto: Faça uma atividade que te dê prazer. “Tem gente que quer emagrecer, vai a uma academia, começa uma atividade, mas logo para. Então, o ideal é fazer testes, experimentar os exercícios, e investir naquilo que se gosta, seja uma corrida, uma aula de bicicleta, artes marciais, mas não esquecendo da musculação, para dar fortalecimento”.
  • Quinto: A corrida está na moda, então, invista nela! “A corrida é o esporte mais democrático que tem. O único trabalho é ter um tênis (risos). Então, invista nisso. A corrida trabalha o corpo inteiro, e é ótima para emagrecer”.

Não existe milagre, mas também não tem segredo! Procure um profissional que te oriente nos exercícios, faça uma avaliação física, não se esqueça da dupla “alimentação + atividade física” e boa sorte! Mas nada de começar agora e terminar no verão. “Motive-se, faça uma atividade que você gosta, e mantenha essa prática de malhar durante o ano inteiro. Com certeza você vai estar melhor ainda no próximo verão 2014”.