Como preparar fondue em casa


Publicado por hagah , atualizado em 04/08/2015

Com a chegada do frio, aumenta a procura por fondue em restaurantes do país. O prato típico da Suíça, combinado com um bom vinho, é sempre uma boa pedida para quem quer se aquecer.

Agora, se você está com o orçamento baixo ou não quer enfrentar as filas dos restaurantes, o jeito é fazer uma fondue em casa.  Para isso, um dos melhores e mais tradicionais restaurantes que servem fondue em São Paulo, o Era Uma Vez um Chalezinho compartilhou duas receitas do prato suíço com o Portal hagah. Confira e surpreenda seus convidados:

Fondue ao Champagne

Ingredientes:

1 dente de alho

250ml de champagne

150g de queijo emental

150g de queijo gruyere

150 gramas de queijo maasdam

1 colher de sopa de fécula de batata

Modo de preparo:

Corte um dente de alho ao meio e passe no fundo de uma panela preferencialmente de cobre. Leve ao fogo baixo com 150 ml de champagne de boa qualidade. Acrescente os queijos, todos ralados e misturados. Mexa sem parar, com uma colher de silicone, até começar a dissolver. Não se esqueça: sempre em fogo baixo. Acrescente mais 100 ml de champagne e continue mexendo. Dissolva separadamente uma colher de sopa de fécula de batata em mais 100 ml de champagne. Vá acrescentando aos poucos até conseguir uma consistência cremosa e elástica. Preparar o rechaud (recipiente apropriado para fondues) que deve estar também com o fogo baixo. Misture delicadamente para incorporar. Para servir, a sugestão é cortar um pão italiano e um pão de nozes em cubos.

Fondue de Chocolate

Ingredientes:

150g chocolate meio amargo

50g de chocolate ao leite

100g de leite condensado

150ml de creme de leite fresco

Frutas de sua preferência. Exemplo: banana, maçã, tangerina, uvas, abacaxi, morango.

Modo de preparo:

Derreter em banho-maria os dois chocolates. Acrescentar o leite condensado e o creme de leite. Misturar sempre no fogo baixo até ficar com consistência liquida, porém firme para que envolva a fruta. Servir com as frutas picadas do tamanho para serem colocadas diretamente na boca. Manter o fogo do rechaud sempre o mais baixo possível.

Para fondue de chocolate branco, substituir os chocolates meio amargo e chocolate ao leite, por chocolate branco. Em todas as fondues dever ser utilizadas somente chocolate. As coberturas e os fracionados não fazem uma boa fondue.