Conheça os principais pontos turísticos do Paraná

Conheça os principais pontos turísticos do Paraná

Publicado por hagah em 09/02/2011 , atualizado em 13/03/2015

Não é preciso sair do Brasil para encontrar belos pontos turísticos. Ainda mais quando falamos de belezas naturais, que não faltam em todo o País. Se a viagem que você está programando é para o Paraná, há diversos passeios que você precisa conferir. São atrações naturais, parques e outros destinos que valorizam a biodiversidade. Confira os principais pontos turísticos do Paraná:

Cataratas do Iguaçu

None

Considerada uma das maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu estão localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina, no Parque Nacional do Iguaçu. O parque é hoje a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo e foi tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1986.

Parque Estadual de Vila Velha

Considerado o principal atrativo Natural de ponta Grossa, o Parque Estadual de Vila Velha é composto por três principais elementos: Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada.
Conta com uma área de 3122 hectares e é coberto, na sua maior parte, por campos naturais e fauna variada: lobos-guará (já raros), jaguatiricas, quatis, gatos-do-mato, cachorros-do-mato, iraras, furão, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás-bandeira e mirins.
A responsabilidade administrativa do parque é do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Observação: Transporte coletivo para o Parque Estadual de Vila Velha no Terminal de Oficinas pela Linha Vila Velha. Para acesso ao Terminal de Oficinas pode-se pegar a Linha T. Central/ Oficinas no Terminal Central.

Jardim Botânico

Jardim Botânico photo 1

É administrado pela Prefeitura Municipal de Curitiba.
Funciona como um centro de pesquisas da flora do Paraná e o nome oficial é uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter.
Possui área total de 278.000 metros quadrados, que boa parte correspondem à um remanescente florestal típico da vegetação regional (capões), com nascentes que formam os lagos.
Sua principal atração é uma estufa de ferro e vidro com 450 metros quadrados, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, que em seu interior abriga exemplares vegetais característicos de regiões tropicais e esculturas como A Mãe (situada no jardim), que também fazem parte da paisagem. 
Encontra-se o Espaço Cultural Frans Krajcberg, com exposição permanente, tendo uma dimensão de 1.500 metros quadrados de área construída destinada a abrigar exclusivamente as obras doadas pelo artista Frans Krajcberg ao município de Curitiba.
O local ainda conta com estufa, bistrô, jardim francês, lago, museu, fontes, pista de cooper, trilhas, sanitários públicos, loja, equipamentos de ginástica, estacionamento e o Jardim das Sensações.

Serra Verde Express

A empresa de viação férrea atende a região metropolitana, serra e litoral paranaense.
Os 110 km de extensão da ferrovia proporciona aos turistas a conhecerem locais históricos e paisagens exuberantes.
Vales, colinas, áreas de preservação ambiental como o Parque Estadual Marumbi complementam o trajeto.
Destaca-se ainda, a Ponte São João, com 55 metros de altura, e o Viaduto Carvalho ligado ao Túnel do Rochedo.
A empresa viabiliza pacotes turísticos para Ilha do Mel e outras localidades.
Diariamente os trens partem de Curitiba com destino a Morretes e aos domingos seguem até Paranaguá.

Administração Regional da Ilha do Mel

Parque Estadual do Guartelá

Localizado na região dos Campos Gerais, o Parque Estadual do Guartelá tem como maior atração o Canyon do Rio Iapó, o 6º maior canyon do planeta em extensão. O parque conta ainda com uma biodiversidade característica. Espécies como o logo-guará, a jaguatirica, o veado, o gavião-pombo e a capivara podem ser observadas no Parque. Há, ainda, pinturas rupestres que datam aproximadamente sete mil anos.