Descubra as melhores roupas para as mulheres baixinhas


Publicado por hagah em 09/06/2011 , atualizado em 12/03/2015

Mulher baixinha pode usar roupa com listras? Estampas valorizam o visual? E o comprimento de uma saia, como deve ser? A consultora de imagem e membro AICI - Association of Image Consultants International Patrícia Nerbass deu algumas dicas fundamentais para que as baixinhas ar-ra-sem no visual! Quer saber? Anote aí as dicas!

Roupas com listras e na horizontal, além de estampas, caem bem numa pessoa baixinha?
As listras devem ser usadas com cautela, porque quando são horizontais engordam e achatam, enquanto que as listras verticais alongam e emagrecem. Portanto, dê preferência às listras verticais que transmitem a sensação de continuidade para cima e não para os lados, como acontece com as listras horizontais. Com relação às estampas, quem é mais baixa deve dar preferência por estampas em tonalidades próximas à cor de fundo das mesmas para obter um efeito mais alongado. Já as estampas claras com fundos escuros, ou vice-versa, têm o efeito de dar mais volume e achatam ainda mais o visual, portanto, evite-as.

Qual é o comprimento ideal de uma saia para as baixinhas?
Sempre acima dos joelhos. As baixinhas devem evitar comprimentos entre os joelhos e a canela, pois encurtam ainda mais as pernas e diminuem a sua estatura.

Em relação aos sapatos, em especial às botas: botas de cano longo e bico fino favorecem as baixinhas? 
As botas de cano longo, quando usadas na mesma cor, ou em tonalidade próxima à cor da meia-calça ou da calça, transmitem a ilusão de continuidade através das cores, alongando as pernas. Portanto, não causam o efeito de “cortar” as pernas ao meio, o que acabaria diminuindo-as, como acontece quando usa-se a calça em uma cor e a bota em outra completamente contrastante. O bico fino tem o efeito de alongar as pernas. Este efeito é causado pelo formato do bico, que é em linhas retas e vai afinando, o que favorece as mulheres mais baixas.

Se a baixinha tiver um tipo físico magro, com quadris e coxas proporcionais, tudo é válido? 
Não, ainda assim deve-se evitar o contraste de cores, principal responsável por diminuir ainda mais a sua estatura. Os principais contrastes que devem ser evitados são entre as cores da parte de cima e de baixo, além daqueles causados com o uso de botas em cores diferentes do restante do look. Com relação a cortes de cabelo, as baixinhas também devem evitar usar cabelos muito longos, pois quanto maior o comprimento do cabelo, menor será, visualmente, a sua altura.

E se a baixinha estiver acima do peso”, o que ela deve evitar?
As mulheres acima do peso devem evitar roupas que acrescentem muito volume ao corpo, afinal, as roupas são uma extensão do nosso corpo e tem o poder de modificá-lo visualmente conforme as características das peças que escolhemos.

Calças claras são indicadas?
As cores claras engordam visualmente. Esse efeito pode ser levemente minimizado em um look monocromático, ou seja, aquele em que usamos cores similares ou muito próximas na parte de cima e na parte de baixo do look. Esta combinação terá o efeito de alongar, mas este efeito será ainda mais evidente quando a combinação for em tonalidades escuras ao invés das cores claras.

Como montar um look a fim de valorizar a altura da pessoa?
Para um efeito mais alongado, opte por um blazer ou casaco usado aberto, com calça ou saia, ambos em cores escuras, e use uma blusa em cor contrastante (tonalidade mais clara); assim haverá continuidade entre as cores presentes na parte de cima (no blazer ou casaco) e de baixo do look (calça ou saia), alongando o visual e ao mesmo tempo deixando-a mais magra. Outro ponto que irá favorecer as baixinhas será o contraste de cores que irá formar linhas verticais entre o blazer e a blusa, além de disfarçar a barriga – quando houver – com o uso do blazer aberto.

Mais algumas dicas:

  • Algumas mulheres de baixa estatura têm também pernas curtas. Quando for o caso, é importante evitar calças ou saias com cintura baixa, pois transmitem a ilusão de que o tronco é mais longo, e consequentemente evidenciam a característica de ter pernas curtas, assim como o uso de sapatos sem salto nenhum, que também destacam esta característica.
  • Outra uma forma de parecer mais alta é usando acessórios em cores claras na parte de cima do look, pois a cor clara atrairá o olhar para o alto. Estes detalhes podem ser nos ombros, nos cabelos, ou com o uso de um lenço colorido amarrado ao pescoço. Apenas quem tem ombros largos deve evitar chamar atenção para eles, o que iria acentuar esta característica.